Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ORGANIZAÇÃO SINDICAL
CONTAG avalia processo eleitoral direto e unificado do MSTTR-ES
WhatsApp

11 de Outubro de 2013


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
organização sindical

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (MSTTR-ES) realizou no último domingo, 6 de outubro, as eleições diretas e unificadas para as diretorias e conselhos fiscais da FETAES e dos 54 STTRs que participaram do pleito. A CONTAG acompanhou as eleições e avaliou esta iniciativa, realizada pela terceira vez, como inovadora e possível de ser implementada em todo o país. “Tivemos uma impressão muito realista, concreta e que vale a pena investir nesse processo. Aliás, a Secretaria de Formação e Organização Sindical tem como meta orientar as instâncias do MSTTR para que as deliberações congressuais sejam observadas e iniciativas inovadoras serão bem vindas e precisam ser valorizadas”, avaliou Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, esse processo de eleições diretas e unificadas do Espírito Santo, iniciado em 2005, caminha no sentido de persistir na democracia dentro do MSTTR.

Outros pontos positivos levantados por Juraci são: “obriga os candidatos(as) às diretorias da Federação a dialogarem não só com os sindicatos. Têm que estar presente nas comunidades. Afinal, serão eleitos pelos próprios trabalhadores(as). É importante esse contato direto com o associado(a). Mesmo quando é registrada chapa única, é preciso cumprir o quorum e a qualidade na votação”.

O dirigente destacou também como positivas a unificação dos mandatos da FETAES e dos STTRs filiados, facilitando o planejamento e o seu cumprimento, e a eleição das diretorias com real representatividade. “A FETAES saiu de um processo eleitoral onde era eleita com 200 votos para outro com 21 mil votos”.

MOBILIZAÇÃO – Esse processo direto e unificado necessita de uma intensa mobilização para que os trabalhadores(as) cheguem às urnas. Conforme informações do presidente eleito da FETAES, Júlio Cezar Mendel, a chapa única da Federação fez inicialmente uma reunião para o planejamento da campanha e, na ocasião, definiu a visita a todos os municípios capixabas, inclusive naqueles que não participaram do processo. “Nessas visitas, nos reunimos com todas as chapas registradas e reafirmamos a importância de uma forte mobilização junto aos trabalhadores(as). E o reflexo desse trabalho está nas urnas. Fomos eleitos com uma ótima aceitação. O que precisamos melhorar é a conscientização de que é preciso votar e participar desse processo democrático mesmo quando for registrada chapa única”, afirmou Julio.

DEBATE COM OUTROS ESTADOS – A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) vai sistematizar essa experiência para iniciar um debate com outros estados para viabilizar esse processo eleitoral direto e unificado em âmbito nacional. Segundo Juraci, a ideia é buscar a implementação dessa iniciativa primeiro em estados menores, com características mais parecidas com as do Espírito Santo, como Sergipe, por exemplo. “Queremos consolidar essa iniciativa e nos espelhar nessa experiência do MSTTR-ES. É um processo difícil, que dá trabalho mas possibilita a participação de todos no pleito”, reconhece.

Outras experiências já sistematizadas pela ENFOC são o Orçamento Participativo da Fetaema e a Semana Sindical da Fetag-RS. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico