Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
CONTAG assina acordo de cooperação técnica com a Embrapa
WhatsApp

25 de Novembro de 2011



TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola

Na noite desta quinta-feira (24), a CONTAG e a Embrapa assinaram Acordo Geral de Cooperação Técnica que pretende garantir um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. As prioridades serão a pesquisa e desenvolvimento agropecuário, acesso à inovação e transferência de tecnologia e processos práticos da experimentação e validação de tecnologias que combine produção, agregação de valor e acesso a mercados com garantia de renda.

A abertura política contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch; do presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira; do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Edilson Guimarães; do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller; do diretor de Informação Tecnológica da Embrapa, Fernando Amaral; e do secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.

Broch afirmou que essa assinatura tem uma importância muito grande. “Através desse convênio poderemos assinar outros visando o fortalecimento da agricultura familiar. Nós precisamos muito mais da Embrapa do que o Agronegócio, que já se beneficiou bastante ao longo dos anos”, completou. Para o dirigente, os agricultores e agricultoras familiares precisam de tecnologia e recursos, e os que integram os grupos A e B do Pronaf precisam ser incluídos também para que possam produzir.

Já o presidente da Embrapa disse que há uma expectativa de que esse acordo possibilite a realização de um trabalho fantástico, que seja exemplo para todo o País. “Aqui está o nosso compromisso de criar um plano de ação, pequeno no começo, mas vamos levantar tijolo por tijolo”, garante.

Enquanto isso, o secretário do MDA apresentou números que comprovam a grandiosidade da agricultura familiar brasileira. Segundo o executivo, R$ 30 bilhões do Pronaf estão nas mãos desse público, ou seja, são 3 milhões de contratos ativos, hoje. “Nós precisamos levar tecnologia para a agricultura familiar, pois ela quer e precisa melhorar a sua renda”, justifica Muller.

Recomeço – Rovaris chamou o momento da assinatura desse acordo como um recomeço da parceria entre CONTAG e Embrapa. “Esse recomeço vem com o mais importante e mais necessário que é contemplar a agricultura familiar e receber a mecanização de uma forma menos agressiva”. Para o secretário, hoje, os jovens e mulheres são públicos emergentes nesse processo de transferência de tecnologia.

O evento também contou com a presença da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas; do secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos; do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto; do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais, Antonio Lucas Filho; do secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves; da secretária de Meio Ambiente, Rosicléia dos Santos; do secretário de Política Agrária, Willian Clementino; e do secretário geral, David Wylkerson. Além do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS); do delegado federal do MDA do Sergipe, Adailton Santos; dirigentes das FETAGs e demais autoridades e parceiros. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico