Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
CONTAG apresenta propostas da agricultura familiar para a MP 897/2019
WhatsApp

12 de Novembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola

A Comissão Mista da Medida Provisória 897/2019, que estabelece medidas ligadas ao crédito e financiamento de dívidas de produtores rurais, realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (12), no Senado Federal, para debater o Fundo de Aval Fraterno (FAF) e a equalização de Juros. A reunião faz parte das audiências aprovadas no plano de trabalho da comissão. A CONTAG foi uma das convidadas para apresentar as suas propostas sobre a matéria.

A MP do Crédito Rural, também conhecida como MP do Agro, criou o chamado Fundo de Aval Fraterno (FAF) para permitir aos produtores ter garantia solidária para renegociar dívidas de operações de crédito rural. O texto estabelece uma série de medidas ligadas ao crédito e financiamento de dívidas de produtores rurais. Entre elas está a ampliação do volume de créditos disponíveis para o agronegócio e a concessão facilitada de financiamentos (por meio de um fundo solidário) para renegociação de dívidas e construção de armazéns. A medida provisória complementa medidas previstas no Plano Safra 2019/2020.

O assessor de Política Agrícola da CONTAG, Décio Sieb, apresentou alguns pontos que afetam a agricultura familiar e que precisam de adequação do texto da MP 897/2019, principalmente quanto à subvenção econômica sob a forma de equalização e taxa de juros, subvenção econômica a empresas cerealistas e instituições financeiras para operar o crédito. “O Pronaf é muito importante para a agricultura familiar, com 28 milhões de contratos ao longo da sua existência e baixa inadimplência. Quanto ao patrimônio de afetação estamos tranquilos, pois no texto deixa claro que a agricultura familiar está fora, não vai precisar colocar parte da nossa propriedade como garantia.” Quanto aos outros pontos, o assessor da CONTAG apresentou propostas de alteração ao texto. “Para nós é importante que o site do Banco Central disponibilize as informações sobre o crédito para levantarmos dados, mas é preciso ampliar o acesso, principalmente os dados sobre dívidas da agricultura familiar. Não falamos para ter acesso a dados individuais de dívidas das famílias, mas sim de dados agregados por município, estado e no âmbito nacional para que tenhamos condições de fazer as nossas análises. Também sugerimos que a confederação das cooperativas de crédito fique no rol de agentes operadores do crédito rural. Quanto à subvenção econômica às empresas cerealistas, a CONTAG é contrária, pois já tivemos problemas na safra anterior com falta de recursos para a equalização dos empréstimos do Pronaf”, destacou Sieb.

Além do assessor da CONTAG, Décio Sieb, também foram convidados para contribuir com o debate o Diretor Presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), Arney Antonio Frasson, Assessora Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernanda Schwantes, Chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central do Brasil, Claudio Filgueiras Pacheco Moreira, Gerente Executivo da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Alvaro Schwerz Tosetto, Chefe do Departamento de Canais de Distribuição e Parcerias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caio Barbosa Alves de Araújo, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Andre Meloni Nassar, e o Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri.

Para assistir ao vídeo da audiência, clique AQUI. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Agência Senado.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico