Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLANTAS MEDICINAIS
CONTAG apresenta experiência de formação de agricultores(as) familiares sobre plantas medicinais em audiência pública
WhatsApp

24 de Outubro de 2023


Foto: Adriana Fetzner
TEMAS RELACIONADOS:
plantas medicinais

Na manhã desta terça-feira, 24, a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, esteve na Câmara dos Deputados representando a Confederação na audiência pública ”Desenvolvimento Regional e a Produção Medicinal da Cannabis Sativa".

Requerida pelo deputado Padre João (PT/MG), a proposta dessa audiência era reunir diferentes setores do governo federal e da sociedade civil para debater sobre a cadeia de produção da cannabis sativa para fins de uso medicinal, bem como estratégias para promover o desenvolvimento regional das comunidades de agricultores e agricultoras familiares nesse sentido.

Do governo, estavam presentes representantes do Ministério da Saúde e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Da sociedade civil, além da CONTAG, havia representações da Associação Comunitária Liamba Agroecológica da Mata (ACOLHAM), da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (AFACT), e da Universidade de Brasília (UnB).

Ao abrir a sessão, o deputado Padre João levantou a questão do canabidiol já ser utilizado no Brasil atualmente para tratamentos de saúde. Mas que grande parte do produto consumido é importado, enquanto poderia estar sendo produzido nacionalmente e gerando renda interna. O deputado abordou também a questão do conservadorismo no debate político, que atrasa a evolução de temas como esse.  

Os convidados e convidadas puderam expor a perspectiva dos órgãos que representavam, e no caso das associações e da Confederação, comentar sobre projetos e  experiências que desenvolvem internamente, e pontos de importância observados dentro dessas experiências.

Ao falar em representação dos agricultores a agricultoras familiares nesse debate, Edjane Rodrigues apresentou as etapas e metodologias do curso de “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”, que a CONTAG está realizando neste ano, em parceria com a Fiocruz. O curso está promovendo a formação de 54 pessoas de 13 estados brasileiros, um público que já tem alguma experiência com o cultivo de plantas medicinais, e busca oferecer qualificação dessa produção e melhoria da renda das famílias agricultoras a partir desse trabalho.  

A iniciativa aborda uma grande diversidade de plantas medicinais que já fazem parte das demandas dos educandos e educandas e dos debates internos do curso. Edjane apontou que há reconhecimento do potencial medicinal, produtivo e econômico da cannabis, e apresentou a disposição da agricultura familiar em produzir para atender à demanda de mercado de produzir medicamentos cannábicos, desde que com garantia de segurança jurídica e investimento. 

“Para nós esse tema, embora muito sensível, é de extrema importância pra valorização e fortalecimento da agricultura familiar, não só olhando para o futuro, mas olhando pra essa realidade. Infelizmente o êxodo rural tem aumentado nos últimos anos, mas agora é chegado o momento de investir em maiores possibilidades e condições, pois quem garante a soberania e segurança alimentar é a Agricultura familiar”, afirmou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, colocando a Confederação à disposição para seguir contribuindo com esse debate.


Fonte: Comunicação CONTAG - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico