Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA RURAL
CONTAG alerta sobre os prejuízos da PEC 06/2019 e da MP 871/2019 em audiência pública no Amapá
WhatsApp

26 de Abril de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
em defesa da previdência rural

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na luta para barrar qualquer prejuízo contra as populações do campo, da floresta e das águas com a aprovação da reforma da Previdência (PEC 06/2019 e MP 871/2019) proposta pelo governo. Nesta sexta-feira (26), o presidente da CONTAG, Aristides Santos, participou da Audiência Pública “Reforma da Previdência em Debate”, no Plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá.

A audiência foi uma iniciativa do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP) e da deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP) após reivindicação das centrais sindicais do estado e contou com o apoio e participação de vários deputados estaduais. Cristina Almeida presidiu a audiência pública que contou com grande presença de servidores públicos, de representação das centrais sindicais, e de boa parte da Diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amapá (FETTAGRAP), entre eles o presidente, Jozinildo Monteiro Alves, e o secretário de Políticas Sociais, Célio Alves dos Santos.



O secretário de Políticas Sociais da FETTAGRAP alertou que, com a reforma da Previdência, o êxodo rural irá aumentar e a maioria dos municípios do Amapá irá quebrar sem os recursos dos benefícios previdenciários que circulam na economia local.

O presidente da CONTAG também fez esse alerta e destacou que o governo não tem motivos para fazer a reforma da Previdência como está sendo proposta. “O governo está querendo resolver o problema de caixa e não fazer uma reforma que venha melhorar o sistema previdenciário e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. O governo poderia estar tratando desse tema de outra forma, na perspectiva de buscar mais recursos para a Seguridade Social e não tentando retirar direitos da classe trabalhadora e dos mais pobres, a exemplo dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, opinou.



Como ninguém havia comentado na audiência sobre a Medida Provisória 871/2019, que trata da revisão dos benefícios previdenciários, Aristides lembrou dessa matéria também prejudicial para a classe trabalhadora e destacou a preocupação da CONTAG com os graves prejuízos que já estão sendo gerados, pois já está em vigor, principalmente podendo resultar em suspensão de benefícios já concedidos anteriormente a partir dos critérios adotados pela MP. “Outro objetivo da MP é dificultar o acesso aos direitos previdenciários ao não reconhecer mais alguns documentos historicamente aceitos pelo INSS na concessão dos benefícios. Então, o objetivo do governo é fazer economia tanto cortando benefícios quanto dificultar o acesso, inclusive com a diminuição do número de servidores do INSS”, explicou.

Durante a audiência, o presidente da CONTAG também propôs às centrais sindicais se somarem a luta do Sistema Confederativo CONTAG nos dias 7, 8 e 9 de maio fazendo pressão junto aos deputados no Congresso Nacional, inclusive ajudando na visita aos gabinetes dos parlamentares do Amapá. “O objetivo é intensificar a nossa luta para derrotar a MP 871/2019 e a PEC 06/2019. Portanto, avalio que foi importante a participação da CONTAG em mais uma audiência pública para debater o tema da reforma da Previdência”, avaliou Aristides. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico