A Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) resolveu suspender todas as atividades programadas pela entidade, bem como sua participação por meio da Diretoria, da Coordenação Regional, assessoria, funcionários e funcionárias, nas atividades programadas pelas federações filiadas e regionais, para evitar os riscos de contaminação e proliferação pelo coronavírus.
A decisão foi tomada levando em consideração a gravidade da pandemia causada pelo coronavírus conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Decreto do Governo Distrital em suspender as atividades no DF e as recomendações do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde. Além do Decreto do Governo Distrito Federal, vários estados já tomaram a iniciativa de proibir eventos e, os que não fizeram, certamente o farão. Também algumas Federações já cancelaram suas atividades e até o seu atendimento.
Como não teremos governabilidade sobre a publicação ou prorrogação dos referidos Decretos governamentais, seria mais prudente evitar, inclusive, custos com eventos (passagens e outros serviços).
Quanto ao funcionamento das atividades internas da CONTAG, a Diretoria também decidiu que não haverá atendimento na sede, com trabalho em casa até o dia 6 de abril de toda Diretoria, assessoria e funcionários(as). A medida visa preservar a saúde e o bem-estar das pessoas que trabalham na Confederação, nas Federações, e também aquelas que seriam recebidas para seus eventos tanto na sua sede como naqueles de massa que, embora privados, seriam realizados em local público, tendo em vista que o vírus pode ser disseminado rapidamente.
Deste modo, todas as atividades da CONTAG previstas até 15 de maio de 2020 estão suspensas, período que compreenderia atividades como: Oficinas de Base, os Coletivos da Terceira Idade, Políticas Sociais, Meio Ambiente, Oficina sobre a Política Nacional de Comunicação, Seminário sobre a Década da Agricultura Familiar, Conselho Deliberativo, 4º Festival Nacional da Juventude Rural e o Grito da Terra Brasil, bem como aquelas que seriam realizadas nos estados ou regionais.
Diante do quadro, estaremos fazendo avaliações permanentes do processo para ver quais medidas adotar de forma mais antecipada possível. Recomendamos às Federações que ainda não tomaram medidas para suspensão ou cancelamento de suas atividades, fazerem o mais breve possível, inclusive quanto ao seu funcionamento interno. Todas as recomendações estão orientando no sentido de evitarmos a circulação de pessoas, mantermos a constante higienização pessoal, do ambiente e dos objetos, além de boa alimentação e melhoria das condições de imunidade do corpo.
A CONTAG registra com muita atenção e preocupação os irreparáveis prejuízos que o coronavírus causará na sustentabilidade do movimento sindical, da agricultura familiar e na economia do país. Vamos cobrar e ficaremos atentos às medidas que os governos federal e estaduais, e o Congresso Nacional tomarão para cuidar das pessoas e do Brasil.
Veja o Ofício Circular enviado às Federações, Sindicatos e Coordenações Regionais AQUI. FONTE: Diretoria da CONTAG