Os jovens cearenses já estão na fase de formação político-cidadã do Consórcio Social da Juventude Rural - Rita Quadros. Desde o dia 7 de junho, eles estão discutindo cidadania e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) proposto pelo movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Cento e cinqüenta e oito jovens serão capacitados em todo o estado.
Eles estão divididos em três turmas, nos municípios de Massapé, Tianguá e Poeiras. Ainda na fase teórica do Consórcio, os jovens rurais discutirão educação do campo, agricultura familiar, segurança alimentar e sindicalismo rural. "É muito importante que eles conheçam o movimento sindical, e como obtiveram essa oportunidade", explica Erivanda França, coordenadora de jovens da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Ceará (Fetraece).
Na parte prática, eles optaram por aprender sobre apicultura e avicultura. Serão capacitados também para se organizarem em associações ou cooperativas, e comercializarem seus produtos. "O Consórcio Social da Juventude Rural muitas vezes é a porta de entrada para acessar programas como o Pronaf Jovem e o Nossa Primeira Terra, do governo federal", disse Arivanda. "Trabalhamos com os jovens na perspectiva da permanência deles no campo. Esse é o nosso principal objetivo", explicou a coordenadora de jovens.
Fonte: Emmanuelle Nunes