Foi lançadona quinta-feira (14)o Consórcio Social da Juventude Rural Brasileira - Rita Quadros no Rio Grande do Norte. O evento ocorreuno auditório daFederação dos Trabalhadores na Agriculturado estado (Fetarn). O consórcio é promovido pela federação em parceria com oo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)e a Contag.
No Rio Grande do Norte fazem parte da ação 150 jovens de dois municípios, Monte das Gameleiras e Campo Grande. O curso terá duração de quatro meses, as aulas são diárias e em dois turnos (matutino e vespertino). São 400 horas de capacitação, sendo 200 horas de aulas teóricas e 200 horas de qualificação profissional. Os alunos foram escolhidos tendo como base critérios relacionados à atuação dos jovens nas políticas agrárias. Os temas discutidos durante as aulas serão: Cidadania e Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar e Educação no campo.
De acordo com Suziane Ferreira, coordenadora da Fetarn, a meta do consórcio é proporcionar a capacitação e a criação de instrumentos de geração de emprego e renda para os jovens rurais. Entre os demais objetivos estão: desenvolvimento de um processo permanente de incentivo ao conhecimento e habilidades que contribuam para a inserção de jovens rurais no mercado de trabalho; estimulo a organização política e social da juventude na perspectiva da construção de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável, além da motivação dos movimentos sociais rurais a implantarem ações políticas que contemplem os interesses da juventude.
Durante o curso os alunos devem desenvolver a cada mês 25h de ações com caráter voluntário nas comunidades rurais, sindicatos e outras organizações do campo. Participam do lançamento os jovens que serão beneficiados, representações das prefeituras de Campo Grande e Monte das Gameleiras, do governo do estado, do MTE e da Contag.
Informações Gerais:
Em 2006, o Consórcio contemplou 15 estados, beneficiando 1023 jovens de 51 municípios das cinco regiões do país. Este ano, o projeto tem como meta beneficiar três mil jovens de 20 estados. No Rio Grande do Norte farão parte do consórcio 150 jovens de dois municípios, Monte das Gameleiras e Campo Grande.
Mara Godeiro | Assessoria de Imprensa
(84) 8822.2993 // 3201.0501