Dezenas de Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão participam, desde o início da manhã de hoje, do 2º Conselho Deliberativo da Fetape de 2015. A atividade, que ocorre no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, foi aberta com uma homenagem ao líder sindical, falecido no mês de abril, Manoel Santos. Na ocasião, sob um clima de muita emoção, familiares do sindicalista doaram à Federação alguns dos seus objetos pessoais, para que possam compor o acervo da Academia Sindical.
O objetivo é que a história desse sertanejo que tanto contribuiu com as conquistas do Movimento Sindical Rural (MSTTR) seja colocada em um local acessível e possa inspirar a caminhada de luta de homens e mulheres do campo de todo o estado.
Compõem o acervo, entre outras peças, a carteira de associado do Sindicato de Serra Talhada, fotos históricas, medalhas e placas em reconhecimento ao serviço prestado por Manoel Santos durante sua militância sindical e política, documentos que registram a diplomação desse que foi o primeiro agricultor familiar de Pernambuco a assumir um assento como deputado estadual, além de um gibão, um chapéu de vaqueiro, instrumentos musicais e peças artesanais. Ao falar sobre a importância dessa doação, o presidente da Fetape, Doriel Barros, destacou: “Esses são elementos que nos ajudarão a lembrar da caminhada do nosso companheiro Manoel, para que, mesmo na sua ausência, possamos manter viva a sua memória e a suas lutas por uma vida mais digna para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais”.
A lembrança do trabalho sério e ético realizado por Manoel Santos, tanto no espaço sindical quanto no campo político-partidário, deu o tom da análise de conjuntura local e nacional, realizada durante a parte da manhã, com a contribuição do secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, e do vice-presidente do PT/PE, Bruno Ribeiro. Ao final das exposições, os dirigentes reafirmaram o compromisso do MSTTR de continuar assegurando a participação, nas eleições de 2016 e 2018, de candidatos do Movimento Sindical Rural, visando ao fortalecimento do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O 2º Conselho Deliberativo, que também tem em sua pauta vários pontos relacionados aos processos internos do Movimento Sindical Rural, termina no final da manhã desta quarta-feira.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAPE