Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONSELHO DELIBERATIVO
Conselho Deliberativo da CONTAG aprova prestação de contas de 2022, pauta do Grito da Terra Brasil e outros encaminhamentos
WhatsApp

30 de Março de 2023


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
conselho deliberativo
contag
grito da terra brasil
prestação de contas

Nos dias 28 e 29 de março de 2023 foram realizadas as Assembleias Extraordinária e Ordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG, em formato presencial, as primeiras de 2023, com a presença da Diretoria da CONTAG e de representantes das Federações filiadas, em Brasília/DF.

No primeiro dia foi aprovada a Pauta do Grito da Terra Brasil (GTB), que será entregue ao governo federal nesta quinta-feira (30), às 14h30. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, receberá a pauta do GTB e também a pauta do 4º Festival Nacional da Juventude Rural na sede da CONTAG e marcará o início do processo de negociação das propostas.


Ainda no primeiro dia, a programação do Conselho contou com debates sobre a Marcha das Margaridas 2023, o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o Regimento Interno da 6ª Plenária Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (PNTTR), que ocorrerá em novembro deste ano.

Já nesta quarta-feira (30) foi apresentada a Prestação de Contas e também o Balanço Político-Avaliativo das Ações e Atividades realizadas pela CONTAG em 2022. Foi feito um debate sobre o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023, bem como foram dados informes das áreas de Previdência Social, ENFOC, Reforma Sindical e Comissão de Anistia e Comissão Camponesa da Verdade.


“A reunião do Conselho Deliberativo durante esses dois dias foi de grande importância. Além de fazer e aprovar a prestação de contas e apresentar o balanço político e financeiro de 2022, fizemos uma assembleia extraordinária para a aprovação da Pauta do Grito da Terra Brasil. Discutindo, inclusive, esse nesse novo cenário em que vamos negociar as nossas demandas, com a possibilidade de retomar o processo de negociação ampla com os ministérios, de mais orçamento e de retomada e fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar”, avaliou o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 

Aristides também destacou o nível de debate entre a CONTAG e as Federações. “Fizemos um bom debate ao longo desses dias. Destaco a nossa capacidade de discutir e de elaborar, construir com unidade e fechamos uma boa pauta do GTB olhando para todo o País, mas também com a sensibilidade sobre as especificidades de cada região. Montamos estratégias para a entrega das pautas e para construir esse caminho de negociação. A vinda do vice-presidente Geraldo Alckmin a nossa sede para receber a pauta é muito simbólica para nós e é a comprovação de que o atual governo valoriza a CONTAG”.


A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também avaliou positivamente esta primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo. “Avalio de forma positiva ainda mais por ter sido presencial. Sentimos a energia de todos/as e conseguimos de fato aprofundar os debates, de discutir estratégias para a realização da Marcha das Margaridas 2023, de entrega das pautas do Grito da Terra Brasil e do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Estar aqui com as representações das nossas Federações nesse momento é muito importante. Saímos animados dessa construção e mais fortalecidos”, ressaltou Mazé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico