O tema da Reforma da Previdência foi destaque durante o Conselho Deliberativo da Fetape, realizado nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), em Carpina, com a presença de mais de 400 lideranças sindicais, além de parceiros governamentais e movimentos sociais do campo e da cidade. Na ocasião, os dirigentes referendaram o relatório da Comissão Especial da Assembleia Legislativa, que recomenda, à bancada pernambucana no Congresso Nacional, a rejeição da Reforma da Previdência Social. O relatório foi apresentado na Comissão da Alepe no dia 26 de junho e aprovado por unanimidade.
Representando o Colegiado, estavam os parlamentares Doriel Barros (presidente) e João Paulo (relator). "Esse documento simboliza o real desejo da nossa gente. Todos os nossos esforços têm sido direcionados para barrar essa PEC 06/2019, que quer acabar com os nossos direitos", afirmou a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.
O deputado Doriel Barros destacou que o documento deve ser usado pelos trabalhadores rurais como mais um instrumento para embasar a luta contra a Reforma da Previdência. “As conclusões da Comissão são o resultado da escuta dos mais diferentes segmentos de nossa sociedade, especialmente durante dezenas de audiências públicas nos municípios. Por isso, ele reflete a opinião da classe trabalhadora", destacou.
O Conselho também debateu as oficinas de base que serão realizadas no segundo semestre, as novas regras do registro sindical e a Marcha das Margaridas. Também foi feita uma homenagem aos membros da Academia Sindical da Fetape. Eles receberam um diploma em reconhecimento a contribuição significativa de cada militante ao MSTTR. Durante o Conselho também foi celebrado os 57 anos da Fetape com um momento cultural e comidas típicas dos festejos juninos.
Marcaram presença no Conselho o presidente da Contag, Aristides Santos, a coordenadora Regional Nordeste da Contag, Cleide Araújo, o deputado estadual, Doriel Barros, o deputado estadual João Paulo, o secretário da SDA, Dilson Peixoto, o presidente do Iterpe, Altair Correia, o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Gleybson Maciel, o prefeito de Água Belas, Luiz Aroldo, o presidente da FETAEPE, Gilvan Antunes, a presidenta do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, o coordenador da ASA Brasil, Alexandre Pires, o presidente da CUT/PE, Paulo Rocha, o presidente do PT/PE, Glaucos Lima, o presidente do IPA, Odacy Amorim, o presidente da CTB, José Rodrigues, a assessora do Deputado Federal Carlos Veras, Cláudia Rejane Souza, e o deputado estadual, Sivaldo Albino.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE