Acontece de hoje (11) a 15 de junho, o Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis no Rio Poty Hotel, em Teresina-Piauí. O evento, que visa difundir as políticas nacional e regional de agroenergia e biocombustíveis é fruto de uma parceria entre a Embrapa Meio-Norte, o governo do estado do Piauí e o Sebrae e conta com apoio dos governos dos estados do Maranhão e do Tocantins, da Embrapa Agroenergia e Embrapa Algodão.O congresso foi dividido em grandes temas, como Políticas Públicas para agroenergia; Fontes e tecnologia para a produção de etanol emetanol; Florestas energéticas; Fontes e tecnologia para a produção de biodiesel; Energia de resíduos e dejetos; Uso final de agroenergia e Espécies de aproveitamento múltiplo.. Esses temas serão abordados durante palestras, mesas-redondas, painéis, conferências, sessões e posteres de trabalhos científicos e vitrines contendo espécies vegetais para a produção de biocombustíveis. Ocorrerão ainda rodadas de negócios e apresentações de conferencistas de expressividade internacional. Estão também previstas discussões sobre o marco legal, tecnologias, inovações e perspectivas futuras de investimentos na área. Já estão confirmadas as presenças de palestrantes dos Estados Unidos, Nicarágua, Áustria e Índia. Ao todo, serão 37 palestrantes internacionais e 35 brasileiros.
A expectativa é que o evento seja um marco para a região. Durante cinco dias, a capital do Piauí; se transformará na capital mundial dos biocombustíveis, para onde convergirão empresários, acadêmicos e governantes de diversos países.
Visitas Técnicas - O Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis promoverá visitas técnicas aos principais pólos de produção de biodiesel no Piauí. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a usina Olho D'água, em União (PI), além da Usina Escola de Biodiesel da UFPI (Universidade Federal do Piauí) e a vitrine na Embrapa Meio-Norte com as plantas que produzem o chamado Petróleo verde.
As visitas ocorrerão de forma simultânea e os participantes poderão escolher em qual das localidades pretendem visitar. A Usina Olho D?água dispõe de 10 mil hectares de terras próprias, sendo 8,5 mil cultivadas com cana-de-açúcar com a mais alta tecnologia agrícola e índice de produtividade. A fábrica tem uma produção de 2,5 milhões de sacos de açúcar de 50 kg/ano, onde grande parte de sua produção é exportada como também abastece indústrias da região, consolidando sua principal atividade no setor sucro-alcooleiro.
Na Embrapa Meio-Norte, os participantes irão conhecer a Vitrine de Matéria-Prima Para Biocombustíveis. A vitrine foi criada em 2005 por ocasião do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) e foi ampliada para receber os Participantes do Congresso de Agroenergia e Biocombustíveis. Serão mostrados aos palestrantes variedades de girassol, algodão, gergelim, algodão, pinhão manso, dendê; e o consórcio entre mamona e feijão-caupi, plantadas na vitrine.
Este último (mamona X feijão-caupi) tem sido uma alternativa para os pequenos agricultores da região semi-árida, que utilizam a mamona para a produção de biocombustível, mas aproveitam a área para o plantio do feijão para a alimentação.