Cerca de 400 pessoas são esperadas para o 19º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata de Pernambuco, que acontece no próximo final de semana (17 a 19), no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), em Carpina. Durante o evento, será elaborada a pauta de reivindicações da 33a Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras do estado. O documento incluirá temas como contrato de trabalho por tempo indeterminado, alimentação digna, combate ao uso de agrotóxicos, saúde e segurança no trabalho, redução da jornada para 40 horas semanais e acesso à terra. O valor do aumento salarial também será discutido. A data-base da categoria é 1º de outubro.
Para contribuir com as decisões que serão tomadas durante o evento, logo no primeiro dia, será feita uma análise da conjuntura política, social e econômica, voltada para o setor de produção da cana-de-açúcar. Nos debates, um dos destaques será a luta para que o contrato de safra seja substituído pelo contrato de trabalho por tempo indeterminado, que assegura mais direitos aos trabalhadores, entre os quais o seguro desemprego.
Logo após o Congresso, assembleias para a aprovação da pauta da Campanha Salarial ocorrerão em todos os Sindicatos da Zona da Mata, no dia 16 de setembro. Depois da ratificação do documento pelos canavieiros, ele será entregue à classe patronal, com o objetivo de consolidar a Convenção Coletiva dos Trabalhadores Canavieiros 2012/2013 .
O evento, que é uma promoção da Fetape, por meio da sua Diretoria de Política Salarial, contará com a participação de delegados sindicais e dirigentes de toda Zona da Mata. FONTE: Imprensa FETAPE - Ana Célia Floriano