Entre os dias 13 e 15 de agosto, cerca de 300 delegados participam do 8º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Goiás, promovido pela Fetaeg e pelos STTRs do estado. Entres os temas abordados estão o desenvolvimento da agricultura familiar e o avanço da reforma agrária, das políticas sociais e do crédito fundiário. O evento ocorre em Goiânia/GO e vai eleger a nova diretoria para o quadriênio 2008-2012.
A secretária de Política Agrária da Fetaeg, Sandra Faria, defende a participação do MSTTR na construção do documento-base que orientará a atuação do movimento sindical no estado pelos próximos quatro anos. "Tem muita proposta boa que vem da base e é por esta luta dos trabalhadores que vamos conseguir obter sucesso com as nossas reivindicações", acredita.
A chapa única tem como presidente Elias DAngelo Borges, que atua há mais de 20 anos na luta sindical. Ele ficará à frente da federação pela primeira vez. Elias é um dos fundadores da Central de Associações na cidade de Morrinhos/GO e foi diretor Financeiro na Fetaeg por dois anos.
Chapa eleita - Entre os 34 membros titulares e suplentes que vão compor a nova direção estão José Maria (vice-presidente e secretário de Assalariados); Sueli Pereira e Silva (1ª vice-presidente e secretária de Políticas Sociais); Antônio Lucas (2ª vice-presidente); Alírio Correa (sec. Geral e Política Sindical e Formação); e Sandra do Carmo (Sec. Política Agrícola). FONTE: Andréa Póvoas e Danielle Santos