Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSALARIADOS(AS) RURAIS
Congresso da CONTAR debate emprego, políticas públicas inclusivas e qualificação profissional no preparo para a nova era
WhatsApp

29 de Outubro de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
assalariados(as) rurais

Os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais realizam o seu 2º Congresso Nacional nos dias 29 e 20 de outubro, em Brasília, com representantes das Federações filiadas, para discutir temas destacados em seu lema “Por emprego, políticas públicas inclusivas e qualificação profissional no preparo para a nova era”.

A abertura política foi realizada na manhã desta terça-feira (29) e foi iniciada com uma mística de apresentação dos estados e seus representantes. Na sequência, os(as) convidados(as) para as falas políticas saudaram os(as) delegados(as) e destacaram a importância da luta e os desafios colocados para a classe trabalhadora, em especial para os trabalhadores rurais assalariados e assalariadas rurais.

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Raimundo Ferreira Lima Junior, coordenou a abertura do 2º Congresso dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, com a ausência do presidente Antonio Lucas Filho por motivo de doença. O dirigente falou de alguns desafios colocados para a categoria, como o aumento do número de agrotóxicos liberados e os impactos na vida dos assalariados e assalariadas rurais e destacou, com grande entusiasmo, as suas expectativas para esses dois dias de Congresso. “Tudo o que passou, passou, e o que iremos passar não nos seja indiferente. Que possamos fazer um grande Congresso.”

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, demonstrou novamente todo o apoio da entidade à CONTAR desde a sua fundação. “Estamos juntos ao longo dos últimos quatro anos. A CONTAG fez a sua parte para a CONTAR se firmar e a nova Diretoria que será eleita pode continuar contando com a CONTAG. Uma entidade só morre se não houver luta! Portanto, viva a CONTAR, via a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!”, exaltou Aristides.

Outra fala de incentivo veio do secretário-geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias. “Estive no 1º Congresso e criação da CONTAR e é uma honra estar aqui neste 2º Congresso. Precisamos avaliar estes últimos quatro anos e se a CONTAR pretende ser protagonista no futuro. Ter essa parceria com a CONTAR é muito importante para nós e para a CONTAR, pois precisamos denunciar internacionalmente todo o massacre, a violência e a retirada de direitos, mas também queremos dar visibilidade à resistência e lutas travadas pela categoria”, destacou.

A assessora do Comitê Latino-Americano de Mulheres (CLAMU) da UITA, Jaqueline Leite, apresentou alguns desafios para as mulheres, exemplo de resistência, e destacou o número ainda pequeno de mulheres nos Sindicatos de Assalariados(as) Rurais.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou os direitos consagrados na Constituição Federal de 1988 e que estão sendo atacados nos últimos anos.

A presidenta da FETAGRI-PA, Ângela Lopes de Jesus, falou em nome de todas as presidentas das Federações e também destacou o momento vivido no país de retrocessos de direitos.

A abertura também contou com a participação do representante da FERAESP e da atual Diretoria da CONTAR. O secretário geral, de Políticas Sociais e Salariais e Assuntos Jurídicos, Everaldo Nazário Barreto, destacou a luta para garantir unidade na base da Confederação. E Divina Rosa, secretária de Finanças e Administração, relembrou que a CONTAR foi criada com 5 Federações filiados. “Passados quatro anos, temos 11 Federações e, com a filiação da FERAESP em breve, passaremos a ter 12 Federações filiadas. Mais que dobramos! Diante de todos os desafios colocados aqui por todos e todas, estamos aqui para trabalhar para o sucesso desse 2º Congresso da CONTAR”.

PROGRAMAÇÃO

O 2º Congresso dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (2º CNTAR) segue até amanhã (30), no CESIR/CONTAG. Ainda neste primeiro dia, foi eleita a Comissão Eleitoral, foram realizadas palestras e os(as) delegados(as) irão se reunir por Comissões Temáticas.

Uma das palestras teve como tema “Impactos da Reforma Trabalhista nas relações do trabalho e nas entidades sindicais”, com o procurador do Trabalho Dr. João Hilário. A segunda palestra tratou das “Negociações de ACT e CCT mediante a Reforma Trabalhista e a Inserção das questões de gênero e geração (jovens, idosos e mulheres)”, com a auditora fiscal do Trabalho Dra. Shakti Prates Borela. Outra palestra abordou a “Organização e Reforma Sindical mediante o novo governo e a 4ª Revolução Industrial”, com a advogada especialista em Direito Sindical Dra. Zilmara Alencar.

As Comissões Temáticas serão divididas pelas áreas de Formação e Organização Sindical, Gênero e Geração, Negociações Coletivas (políticas salariais) e Sustentabilidade Financeira e Conjuntura Interna. Todas irão discutir a conjuntura, as Eleições 2020, as ações nacionais e internacionais e o Plano de Lutas para a CONTAR.

Nesta quarta-feira (30), a programação será iniciada com a aprovação do Texto Base do 2º CNTAR. Na sequência, a Comissão Eleitoral irá anunciar a(s) chapa(s) registrada(s) e concorrentes. A Eleição da nova Diretoria da CONTAR será realizada a partir das 13h40 e a apuração será a partir das 16h. Ao final da apuração, será proclamada a chapa eleita. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico