A realização da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foi uma das decisões tomadas pelos membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em sua 28ª Reunião Ordinária, no último dia 5, em Brasília. A conferência deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2008, em local a ser definido, e reunir em torno de duas mil pessoas.
O evento terá um caráter propositivo para as políticas públicas, programas e ações de governo. O encontro também irá contemplar um balanço das políticas de desenvolvimento rural, valorizar a diversidade de atores sociais e de gênero e, ainda, buscar ampliar o diálogo com a sociedade civil.
A expectativa é de que a conferência seja um grande evento para a discussão do desenvolvimento rural sustentável no País. "Podemos dizer que a participação social é uma das marcas do atual Governo Federal. E o espaço das conferências permite isso, já que são eventos de teor deliberativo", diz Roseli Andrade, da Secretaria do Condraf.
Segundo Roseli, o próprio Plano Plurianual 2008-2011 assegura que as deliberações das conferências devem ser levadas em consideração no momento de implantação das políticas públicas. "Uma conferência marca um momento importante de reflexão, gerando debates nos territórios, municípios e estados, dando visibilidade à discussão sobre um tema", completa.
Ainda segundo ela, é fundamental observar quais avanços ocorreram desde as diretrizes propostas pela Plenária Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, ocorrida em Porto Alegre (RS), em março de 2006. "A conferência irá atualizar as diretrizes aprovadas na Plenária que ainda não foram contempladas nas políticas e programas existentes", acrescenta.
Encontros regionalizados
A 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será precedida por conferências estaduais, territoriais, municipais e temáticas. O tema geral da conferência e o regimento interno do evento, além da aprovação do documento-base para discussão, deverão ser definidos em agosto, na próxima reunião do Condraf.