Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONAB E IBGE AINDA DIVERGEM, MA
Conab e IBGE ainda divergem, mas prevêem safra recorde
WhatsApp

11 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
conab e ibge ainda divergem
ma

11/12/2007

A prometida unificação das estimativas oficias para a safra de grãos, fibras e cereais corre o risco de naufragar na disputa metodológica que separa as previsões de Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O terceiro levantamento de safra, divulgado ontem de forma simultânea por ambas instituições, resume bem as diferenças. A Conab estimou uma colheita total de 134,8 milhões de toneladas para o ano-safra 2007/08, que termina em junho do próximo ano. O IBGE projetou 137,3 milhões de toneladas para todo o ano civil de 2008.

A diferença de 2,5 milhões de toneladas (1,8%) está sobretudo na forma de consolidação dos dados coletados em campo pelas equipes das duas instituições. A Conab apura as informações e faz uma ponderação baseada em médias de produtividade de safras anteriores e projeções climáticas para o ano-safra. O IBGE coleta os dados em campo e faz a divulgação sem essas eventuais variações de clima. A diferença fica evidente nas projeções para o milho safrinha. No caso do trigo, desponta outra distinção, mas de períodos considerados. Dadas as incertezas climáticas, a Conab demora mais para atualizar sua projeção de uma safra para outra.

A diferença nas estimativas de ontem decorreu de três fatores. O principal foi a previsão da Conab sobre o impacto do fenômeno La Niña no Sul do país, que pode resultar em seca prolongada e reduzir a produtividade das lavouras de milho e soja, sobretudo no Rio Grande do Sul. Mais otimista, o IBGE não prevê impactos do fenômeno climático. "O clima está bom agora, mas o La Niña vai pegar soja e milho no Sul no auge da formação dos grãos", diz o gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Conab, Eledon Pereira de Oliveira. "Vai depender, é claro, do grau de intensidade do fenômeno".

Os especialistas do governo também divergiram na produtividade prevista para a segunda safra de milho do Centro-Oeste, cujo plantio sofrerá atraso em razão da falta de chuvas para semear as mesmas áreas com soja durante a safra de verão.

A Conab reduziu a performance das lavouras enquanto o IBGE elevou a previsão de produtividade. Ambos também divulgaram estimativas conflitantes para a produção de algodão em Mato Grosso. A Conab reduziu a previsão de área plantada porque o atraso no plantio deve resultar na colheita do produto apenas em fevereiro, e não em janeiro, como costuma acontecer. "Vamos conversar com a área técnica do IBGE para entender o que aconteceu. Mas mesmo assim acredito que avançamos nesta parceria porque reduzimos as diferenças para menos de 2%", afirmou o diretor de Logística da Conab, Silvio Porto.

As previsões, porém, foram bastante distintas para as principais culturas do país. Na soja, a diferença chegou a 2,2%, ou 1,26 milhão de toneladas. O IBGE estimou colheita de 59,4 milhões de toneladas em 2008 (2% superior a 2007), enquanto a Conab previu safra de 58,1 milhões de toneladas para 2007/08 - redução de 0,5% sobre 2006/2007. No caso do milho, cuja demanda tem crescido de forma vigorosa, a divergência foi maior: 2,4%, ou 1,23 milhão de toneladas. A Conab previu 52,3 milhões e o IBGE, 53,5 milhões. Para o caroço de algodão, a Conab estimou 2,47 milhões de toneladas e o IBGE projetou 2,52 milhões. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico