A CONTAG e entidades parceiras se reuniram hoje com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), na sede da Confederação, para a apresentação do novo Manual de Operação, que passou por mudanças recentes, principalmente em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos(PAA). As modificações foram propostas pelos movimentos sociais, que desde o início deste ano negociam com a Companhia.
As demandas tinham como base a desburocratização de questões que acabavam prejudicando o agricultor ao invés de estimula-lo a produzir. “Buscamos exemplos de realidades diferentes para que o Manual não seja um fator que impeça a comercialização do agricultor, e sim um instrumento para viabilizar suas necessidades no âmbito do comércio”, explica David Wylkerson, secretário de Política Agrícola da CONTAG. Um exemplo das dificuldades estava nos problemas com a burocracia com a documentação, desde a habilitação do agricultor até a comercialização.
Sobre o novo Manual, David afirma que as mudanças foram satisfatórias. “A CONAB foi sensível, elaborou uma proposta com base no que apresentamos, fizemos alguns ajustes e hoje ele está finalizado, contemplando nossas demandas”, diz o secretário. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila