A CONTAG sempre apontou a Comunicação como uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na conquista de direitos, de denúncia, de formação política e de empoderamento da categoria. E, no 12º CNTTR, pela primeira vez em 53 anos de história da CONTAG, a Comunicação Popular entrou como um dos dez temas específicos. “Essa é uma conquista e mostra o nosso compromisso com a comunicação, o quanto entendemos que é importante investir nessa área e melhorar a nossa comunicação e que ela consiga chegar à base”, disse o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, que coordenou a grupo.
Para a delegada do 12º CNTTR Fabiana Deluca, a Comunicação é muito importante para divulgar as ações do MSTTR. “No nosso sindicato temos programa de rádio, jornal e, recentemente, contratamos um assessor de Comunicação. Vemos essa área como um investimento e não como gasto. No entanto, é preciso que as ações dos Sindicatos apareçam mais, que tenham mais visibilidade nos sites das Federações e da própria CONTAG”, sugeriu.
O delegado Firmino Assis de Souza também contribuiu com o debate. “Gosto muito de comunicar. Discutimos aqui como devemos fazer a comunicação. Agora, precisamos fazer com que isso chegue à base, temos que levar essas informações. Eu entendo que as Federações e a CONTAG devem ajudar mais os Sindicatos a fazer essa comunicação direta com a base”, disse.
Durante o debate, surgiram várias ideias de ações que precisam ser priorizadas para a Comunicação, como a atualização da Política Nacional de Comunicação, investimento em rádios, em treinamento de oratória para as lideranças, de trabalhar a comunicação em rede e com comunicadores(as) populares, realizar oficinas de comunicação, entre outras. FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Verônica Tozzi