Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CRÉDITO FUNDIÁRIO
Comitê do Fundo de Terras discute retomada de propostas para aprimorar o PNCF
WhatsApp

06 de Maio de 2016


Rony Sousa
TEMAS RELACIONADOS:
crédito fundiário

Nesta quinta-feira (05) foi realizada a reunião extraordinária ampliada do Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, que teve como objetivo tratar da proposta para a retomada das proposições de aprimoramento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), previstas na Lei Complementar 145, que atualiza o valor do teto de financiamento para até R$ 200 mil e regulamenta o prazo de pagamento para até 35 anos. Além da proposta do Plano Nacional de Regularização Fundiária, que tem por objetivo a universalização da regularização de terras devolutas estaduais, em 13 estados, até 2022.

Estas propostas foram recepcionadas e reafirmadas pelo Comitê. Os representantes dos movimentos sociais afirmaram que continuarão a luta pela aprovação destas proposições.

Durante a reunião, a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou a proposta do Plano Anual Rural (PAAR) para 2016 e o Comitê aprovou a indicação de recursos que possibilitarão o acesso a terra, por meio do PNCF, a mais de 3 mil famílias de agricultores(as) familiares, em todo o Brasil. A CONTAG, no entanto, destacou que vai lutar pela recomposição orçamentária para garantir a ampliação do número de famílias beneficiadas.

Também foram apresentadas, aos membros do Comitê e convidados(as), experiências e ações exitosas relativas ao PNCF, entre elas os resultados da parceria desenvolvidas com a CONTAG, que atuou na mobilização, capacitação dos agricultores e agricultoras e no acompanhamento das propostas de Crédito Fundiário, no âmbito da Câmara Técnica.

Uma das experiências apresentou o impacto do PNCF em Santa Catarina - com a marca de 5,77% da renda agropecuária do estado e o aumento de 285% na renda dos beneficiários – foi um dos destaques da 4ª Reunião Extraordinária do Comitê do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, ocorrida nesta quinta-feira (5), em Brasília. O Estudo, feito pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, destaca a importante contribuição do Programa do MDA na consolidação da agricultura familiar catarinense.

“Os resultados apresentados em Santa Catarina, reafirmam o que estudos anteriores já demostravam: que o PNCF é uma alternativa real de acesso à terra e consolidação da agricultura familiar, com inclusão produtiva, social e econômica”, afirmou o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida.

Para o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, o resultado do convênio, firmado pela Confederação e o MDA, retrata a importância da parceria para o processo de mobilização e capacitação dos agricultores que acessam o PNCF. “O convênio permitiu ainda um maior envolvimento dos sindicatos e federações na qualificação da demanda para o Crédito Fundiário e no assessoramento, destes trabalhadores(as), no acesso às demais políticas públicas, como Pronaf, Minha Casa Minha Vida Rural, programas de irrigação, entre outros. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi, com informações de Soraya Brandão.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico