A 4ª reunião da Comissão Organizadora Nacional da 2ª Conferência Nacional de ATER (CNATER) ocorreu nesta sexta-feira, 4 de dezembro, em Brasília. Pela manhã, os membros da comissão fizeram discussões nas duas subcomissões.
A Subcomissão de Metodologia e Conteúdo se debruçou no formato da 2ª CNATER; metodologia; espaço físico; programação e nomes dos palestrantes; sistematização; espaço institucional; exposição de produtos da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária; atividades culturais (formato, parceria com GDF, convidados); e Conferências Temáticas.
A Subcomissão de Mobilização discutiu o mapa geral da mobilização; calendário das Conferências Territoriais; pedido de adiamento das Conferências Temáticas; e Conferências Territoriais do Paraná.
Já no período da tarde foram socializados os debates das subcomissões, apresentados os dados gerais da mobilização (municipal, territorial e estadual), e tomadas as seguintes decisões: a) as Conferências Temáticas poderão ser realizadas até 29/02/2016 e o prazo para apresentação do relatório será reduzido para sete dias; b) as conferências realizadas no estado do Paraná, antes do início do lançamento da 2ª CNATER e, portanto, anterior ao estabelecimento das regras, não foram aprovadas pela comissão, sendo necessário realizar outras conferências; c) a Conferência Temática de Juventude, cuja solicitação foi a de realizar nos dias 18 e 19/04/2016, poderá ser realizada até o dia 31/03/2016; d) nos dias 10 e 11/12/2015 haverá a Conferência Temática de Mulheres; e) a 2ª CNATER também contará com espaço para “Troca de saberes, sabores e sementes”, atividades culturais e os temas serão discutidos em 16 grupos de trabalho.
Vale salientar que, até o momento, foram realizadas 102 Conferências Territoriais envolvendo mais de 6.700 participantes. A 2ª CNATER ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), no período de 31/05 a 03/06/2016. FONTE: Assessoria da Secretaria de Política Agrícola