Com o objetivo de discutir e propor o processo de construção da Marcha das Margaridas 2015 e de socializar o processo de discussão e aprovação da paridade pelas federações e o processo de implementação pela CONTAG, a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) está reunida, em Brasília, nos dias 26 e 27 de maio.
Pela manhã, as secretárias/ coordenadoras de Mulheres Trabalhadoras Rurais das Federações, da CONTAG e outras dirigentes convidadas para a reunião acompanharam o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015, ocorrido no Palácio do Planalto.
Agora, às 14h30, foi iniciada oficialmente a reunião no auditório Margarida Maria Alves, na sede da Escola Nacional de Formação da CONTAG (CONTAG). A secretária de Mulheres da Confederação, Alessandra Lunas, aproveitou o momento para levantar questões já garantidas nas negociações do 20º Grito da Terra Brasil e no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015 que se relacionam às trabalhadoras rurais. “Foram anúncios importantes para além do crédito, fruto da luta das margaridas.”
A dirigente adiantou que, nesta reunião, a Marcha das Margaridas começará a ser planejada a partir de uma análise das mulheres presentes sobre a atual conjuntura e o sentimento para a próxima Marcha. Além disso, Alessandra lembrou a importância da realização do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), realizado de 16 a 19 de maio, em Juazeiro/BA.
Nesse momento, as mulheres estão fazendo um levantamento das expectativas em relação à Marcha das Margaridas 2015 a partir de uma dinâmica de cochicho. Em seguida, será realizado um resgate geral das edições anteriores.
Está ainda programado para o dia de hoje detalhes da mobilização, como o formato, as parcerias, as estratégias, recursos financeiros, produção de materiais, entre outros pontos. A programação do dia será encerrada com a socialização da discussão da paridade nas federações e a apresentação do acúmulo da discussão do grupo de trabalho sobre a paridade na CONTAG.
Amanhã (27), a reunião contará com a presença das representantes das entidades parceiras da Marcha. Na ocasião, será apresentada a versão final do Observatório das Margaridas e haverá um diálogo com as parceiras sobre as suas expectativas em relação à Marcha das Margaridas 2015, além do estabelecimento de acordos e encaminhamentos para a ação. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi