Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Comissão Nacional de Jovens avança na organização do 4º Festival Nacional
WhatsApp

04 de Dezembro de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
festival da juventude
juventude rural

Com a união e trabalho coletivo, a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), assessores(as) e outras lideranças jovens reuniram-se nos dias 2 a 4 de dezembro, em Brasília, na Oficina Nacional de Aprofundamento Temático sobre a Organização Produtiva da Juventude Rural. O grupo avançou na construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado em abril de 2020 e, principalmente, na discussão sobre a organização produtiva dos(as) jovens do campo, da floresta e das águas.

A atividade foi iniciada na manhã desta segunda-feira (02) com uma mística e abertura política, coordenada pela Secretaria de Jovens da CONTAG, que também contou com a participação do presidente Aristides Santos, da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e da secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, resgatou a realização dos três Seminários Regionais, contemplando as cinco regiões brasileiras, e reforçou a importância da unidade entre todos e todas, principalmente nos próximos meses. “Precisamos trabalhar muito e com unidade, com força, independente da nossa diversidade. É a nossa diversidade que nos fortalece! Juventude rural, a hora é agora!”, ressalta Mônica.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, incentivou a juventude rural nesse processo de construção do Festival. “Somos desafiados a fazer o maior Festival da Juventude Rural da história. Dependendo do cenário, o Festival pode ser um espaço aglutinador de várias categorias”, afirma Aristides.

Após esse momento, foi feito um diálogo da conjuntura com as secretárias de Jovens da CTB e da CUT, Luiza Bezerra e Cristiana Paiva, respectivamente, com a coordenação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

“Vivemos um momento difícil e estamos sentindo os impactos da reforma trabalhista. Não gerou os empregos esperados e a juventude é a mais afetada. Mais de 30% da juventude está desempregada e a informalidade está aumentando”, destacou Luiza Bezerra, da CTB.

Cristiana Paiva, da CUT, trouxe mais dados que afetam a juventude. “São 115% a mais de suicídios entre jovens e muitos deles estão no campo. Precisamos também discutir e estar por dentro da reforma sindical, bem como temos o grande desafios na construção do Festival da Juventude Rural para discutir esses e outros assuntos”, ressaltou.

Complementando o diálogo sobre a conjuntura, Mônica Bufon lembrou que o governo lançou a Carteira Verde e Amarela, que retira direitos da juventude e que os(as) precisam se inserir na discussão das eleições de 2020. “Estamos construindo o Festival nesse cenário. Por isso, é importante reafirmarmos a nossa identidade de jovens rurais e precisamos usar os espaços e as ferramentas que temos para ajudar na nossa articulação e mobilização, inclusive para as eleições 2020”, destacou a dirigente da CONTAG.

A programação contou também com uma avaliação dos Seminários Regionais de Juventude e Sucessão Rural, apresentação de proposta de Pauta 4º Festival Nacional da Juventude Rural e trabalho em grupos para a construção da Programação do Festival. “A juventude rural reafirmou o seu compromisso e avançou na organização do Festival. Definiu boa parte da programação, com oficinas formativas e politizantes, e está em processo de construção da pauta de reivindicações. Outros temas que foram elencados como fundamentais para a juventude são as eleições de 2020 e o mapeamento das experiências de organização produtiva da juventude rural em todo o País”, avaliou Mônica.

Também foi apresentado o Projeto de oficinas de Teatro Político para o 4º Festival e outras atividades do Movimento Sindical com a participação da Cia Burlesca. Segundo a secretária de Jovens da CONTAG, esse momento foi bem avaliado pelo grupo e acreditam que essa parceria será importante na estratégia de processo formativo dos(as) jovens rurais. Foi agendada uma formação com a Cia Burlesca para o início do próximo ano.

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a atividade contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a apresentação de proposta de pesquisa a ser aplicada no 4º Festival Nacional da Juventude Rural. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico