Na manhã desta segunda-feira (21), foram iniciadas as reuniões dos Coletivos de Mulheres, Finanças, Política Agrícola e Políticas Sociais. A Comissão Nacional de Mulheres, por exemplo, pretende avaliar a realização da 4ª. Marcha das Margaridas e apresentar os resultados das negociações com o governo. Já no dia 24, às 15 horas, acontecerá uma audiência com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre os desdobramentos do processo de negociação da pauta de reivindicações.
A abertura do encontro contou com a presença da secretária nacional de Mulheres, Carmen Foro; da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas; do secretário de Política Agrária, Willian Clementino; a secretária nacional de Jovens, Elenice Anastácio; e a coordenadora da Regional Nordeste da CONTAG, Raimunda de Mascena. A reunião conta também com a participação das coordenadoras e secretárias de Mulheres das FETAGs e parceiras da Marcha das Margaridas.
Segundo Carmen, a diretoria da CONTAG avaliou politicamente o resultado final da Marcha e entendeu que o evento superou todas as expectativas. “O pós-Marcha é um desafio colocado para nós, tanto nos municípios e nos estados, quanto no País, para dar prosseguimento às atividades já iniciadas.” Nesse sentido, a dirigente afirma que inicia a reunião muito feliz, principalmente, por conta da rica construção de todos esse processo. “No entanto, além de fazer uma avaliação, temos que pensar nos desdobramentos, no que foi respondido e no que ainda falta uma resposta”, alerta.
Frutos – Foi realizada uma mística com todas as lideranças presentes do encontro, onde foram utilizados óleos e sementes. Cada pessoa apresentou os frutos da Marcha no seu estado, como o empoderamento, a vida, a determinação, a fertilidade, a força, e tantos outros, na organização das mulheres trabalhadoras rurais brasileiras.
No local da reunião foi montada, ainda, uma mostra para rememorar da Marcha das Margaridas. A CONTAG e as FETAGs trouxeram para a exposição os materiais produzidos especificamente para a mobilização, como camisas, fotos, cartazes, bandeiras, faixas, jornais, bonés e etc.
Programação – Na tarde desta segunda-feira, será realizado trabalho em grupo para avaliar a Marcha. No dia 22, acontecerá a apresentação dos resultados e das propostas de desdobramento de negociação da pauta de reivindicações. Já no dia24 está programada audiência com o ministro Gilberto Carvalho para tratar dos encaminhamentosMarcha das Margaridas. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi