Compõe a metodologia de aplicação do trabalho um diagnóstico dos sindicatos, realizados com antecedência pela Secretaria Geral da Federação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E.), órgão responsável pela regulamentação sindical.
Além do levantamento realizado pela Fetaesc, durante as rodadas os participantes têm informações sobre o momento atual do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais a nível local (Sindicato) estadual (Fetaesc), e nacional (Contag).
Nesse contexto de busca pelas melhores formas de bem representar os agricultores e agricultoras familiares é que se apresenta o cenário de possibilidades infinitas para quem, de fato, está disposto a enfrentar os desafios, que também podem ser encarados como trampolim para o sucesso, que nesse caso se mede pelas conquistas e avanços dos pleitos que vem do meio rural.
Para que todo o trabalho nesse modelo de corrente sindical, onde a representação é feita em escala geográfica, a voz do homem e da mulher do campo e seus familiares precisa ser ouvida e com cada vez mais intensidade.
Nesse sentido, o planejamento das ações em conjunto com as bases é outro momento das rodadas onde os representantes da Fetaesc são meros coadjuvantes e o papel principal está nas mãos do dirigente sindical e dos produtores rurais que apontam os caminhos a seguir em 2015.
“Santa Catarina é um estado onde predomina a agricultura familiar. São pequenas e médias propriedades que colocam o estado como um dos mais importantes em diversas culturas e estar junto ao nosso líder sindical, ao nosso produtor rural é muito importante. Esse é o momento de ouvir as bases”, disse o Presidente José Walter, que nesse primeiro dia das Rodadas (26/11) esteve na Microrregião Vale do Araranguá, onde a Assessoria foi prestada por Maria Albina Nunes da área de Formação da federação.
Nessa quarta-feira (26/11) além da Micro Vale do Araranguá, receberam as Rodadas, a Microrregião ASTRAMATE (MAFRA), onde os trabalhos foram Coordenados pelo Vice-presidente da Fetaesc Luiz Sartor com apoio do assessor de Planejamento Irineu Berezanski, também a Microrregião Centro Oeste com a diretora e coordenadora de Mulheres da Fetaesc Agnes Weiwanko, com assessoria de Luiz Clauze da área de Habitação da federação.
Dinâmica
Divididas em 17 regiões, que compõe o mapa de representação da agricultura familiar com os 201 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no estado, a federação quer estreitar os laços com a voz que vem do campo. Ao todo três equipes percorrerão as diversas regiões catarinenses levando consigo diretores e técnicos da instituição para realização de mini seminários. As Rodadas são dirigidas aos presidentes dos sindicatos, tesoureiro e secretário, coordenadores da Terceira Idade, Mulheres e Jovens, membros das Comissões, funcionários dos sindicatos filiados e agricultores, estes últimos que serão convidados a participar são o foco das ações para o ano que vem.
Confira abaixo as próximas datas das Rodadas Microrregionais da Fetaesc
27/11 – Litoral Norte 27/11 – Carbonífera 27/11 – Três Fronteiras 28/11 – Baixo Vale do Itajaí 28/11 – Vale do Tubarão 28/11 – Baixo Vale do Rio do Peixe 2/12 – Vale do rio do Peixe 2/12 – Médio Vale do Itajaí 2/12 – Cebola 3/12 – Planalto Sul 3/12 Alto Vale do Itajaí 3/12 – Florianópolis Sul 4/12 – Serrana 4/12 – Florianópolis Norte FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESC - Beto Motta