Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ASSALARIADOS
Começa o Coletivo Nacional de Assalariados (as) Rurais
WhatsApp

25 de Janeiro de 2012


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
assalariados

Representantes das Federações de Trabalhadores (as) Rurais - FETAGs de todo o país, diretores e assessores da CONTAG estão reunidos participando do Coletivo Nacional de Assalariados (as) Rurais desde o início da manhã dessa quarta (25 de janeiro) até a próxima sexta. Na abertura dos debates e após as apresentações gerais, o secretário de Assalariados (as) Rurais da CONTAG, Antonio Lucas, falou sobre a proposta de programação do encontro e fez uma análise crítica sobre a realidade dos assalariados: “O assalariado quer seu diploma de ingresso para a terra e o governo não tem projeto, nem criou, nem discutiu sobre o assunto. O assalariado não vai atrás de um recursozinho ou de um dinheirinho. Ele vai mesmo é à luta por melhores condições de trabalho”, analisa. Demonstrando preocupação, Antonio Lucas adianta que 2012 será um ano intenso para o movimento sindical. Preocupado com a reforma da previdência, ele cita a proposta de setores da Previdência Social para que o trabalhador assalariado de curta duração pague sua contribuição através de carnê: “Isso significaria uma contribuição individual, sem vínculo! Essa mudança de regra não nos interessa. Seria um retrocesso”, critica Lucas. Também presente na abertura do encontro o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson: “Precisamos valorizar esse momento, priorizando o debate sobre a realização da grande Marcha dos Assalariados. Pensamos em ações da Previdência Social que contemplem os assalariados rurais. As ações conjuntas são muito necessárias ao movimento sindical e, por isso, a partir de nosso planejamento a CONTAG vem promovendo ações articuladas”. Na tarde de hoje os representantes da Caixa Econômica Federal – CEF Marion Bittencourt (superintendente de Habitação Rural), Edylene Drumond (Gerente Habitacional de Interesse Social) e César Ramos, do Ministério das Cidades, falaram sobre os programas de habitação da instituição e da possibilidade de inclusão dos assalariados(as) do campo e da cidade.

Capacitação dos Assalariados Considerando a demanda de 400 mil trabalhadores (as) o movimento sindical reivindicou no Grito da Terra Brasil de 2011 a criação de uma política nacional para os trabalhadores (as) rurais, tendo por base a escolarização, qualificação, requalificação e a geração de novos empregos para a recolocação daqueles que se encontram desempregados por causa da mecanização e das inovações tecnológicas. O MSTTR reivindica, também, a criação de Grupos Trabalho (GT) a nível federal e regional, para discussão do assunto. O Programa de Qualificação para Trabalhadores Atingidos pela Mecanização, produzido pela CONTAG, será apresentado durante a programação do coletivo. Amanhã, começam as discussões, propostas e encaminhamentos para a Marcha dos Assalariados e, à tarde, será produzida a sistematização da pauta de reivindicações e definidas as estratégias de negociação com o Executivo, Legislativo e Judiciário. Na sexta-feira serão feitos os encaminhamentos finais e encerramento do coletivo.

FONTE: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico