Neste domingo (14), a Fetape, por meio da Diretoria de Organização e Formação, deu início ao segundo módulo do 5º Curso Estadual de Formação Sindical no Estado. Durante os cinco dias de atividades, os/as participantes irão debater a organização sindical, sua história de luta e desafios.
O curso tem como objetivo qualificar e melhorar a atuação dos participantes para o fortalecimento das lutas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), nos espaços de formação, na gestão das entidades sindicais, na negociação e, ainda, no monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Para o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas Araújo, a expectativa desse módulo é tratar do tema sindicalismo de forma mais aprofundada, possibilitando que esses educandos possam orientar melhor os trabalhadores, quando voltarem às suas bases. “O segundo módulo vai reforçar a compreensão sobre a prática e a ação sindical, sobre a necessidade de fortalecer a base e melhorar a representatividade. Vamos ainda fazer um debate sobre as eleições 2014, para que os trabalhadores saibam quem são os candidatos que estão do nosso lado”, afirma.
A atividade acontecerá no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, e conta com a participação de 70 educandos, entre dirigentes, lideranças, funcionários do MSTTR e assessores, das três regiões do estado. Já passaram por esse curso, em módulos anteriores, 170 pessoas. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ana Célia