Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SANTA CATARINA
Começa com mística Jornada Temática de Educação do Campo da Regional Sul da CONTAG
WhatsApp

26 de Maio de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
santa catarina

Evento iniciou nessa terça-feira e prossegue até sexta-feira dia 29 de maio no Morro das Pedras Praia Hotel em Florianópolis.

Na abertura uma mística foi realizada trazendo como temática a educação voltada para o meio rural. Na seqüência as autoridades convidadas falaram sobre a importância do ensino voltado ao campo. O Presidente da FETAESC, José Walter Dresch, trouxe a importância do evento e das parcerias para um desenvolvimento sustentável da família do meio rural.

Da CONTAG o Secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, abordou em sua fala o debate sobre a Educação no Campo e o desenvolvimento rural e qual é o papel dessa educação do campo e das instituições públicas que criam as regras e leis que regem a área.

Na abertura participaram ainda o diretor da FETAESC (SC), Acir Veiga, representando a FETAEP (PR), Maria Marucha Vetorazzi, representando a FETAG (RS), Inque Scheinder, da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Julian Borba, da Secretaria de Educação Governo do Estado de SC, professor Osmar Matiola e a professora Graziela Del Mônaco da coordenação do curso de licenciatura no campo.

Programação

Na Jornada, professores, dirigentes e representantes das três Federações do Sul, terão a oportunidade de participar de conferências, painéis temáticos e apresentações com representantes da CONTAG, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e de instituições parceiras, tais como: universidades, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFC) e Secretaria Estadual de Educação.

Na terça-feira, após a mesa da solenidade da abertura marcada para as 9h00, que contou com representantes da Fetaesc e demais Federações , Fetag (RS) e Fetaep (PR), Contag, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Educação do Estado de SC, a Jornada teve início com uma Conferência sobre Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS), tema que será tratado na trade de terça-feira. O projeto visa promover o debate sobre o Desenvolvimento Territorial a partir da seguinte questão central: A Abordagem Territorial Propicia o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário?

Na quarta¬-feira, dia 27/05 terão lugar dois Painéis temáticos: um deles para promover o debate em torno da importância da Educação do campo como ação educativa para a proteção infanto juvenil, com destaque para a Plena garantia dos direitos da criança e do adolescente, e as implicações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) à proteção e erradicação do trabalho infantil. O primeiro Painel, sobre as concepções de Educação do campo, será abordado pelo Professor da UFSC Antonio Munarim, e, o segundo, a respeito do ECA e da temática de Proteção Infanto – juvenil, pelo Assessor Jurídico da Fetaesc, Nefhar Borck.

A Jornada inclui ainda trabalho em grupos com representantes dos três estados, tendo como objetivo final a Construção de estratégias e de uma Agenda de compromissos da Educação do campo para a Região Sul do Brasil. Acir Veiga, Diretor da Secretaria Geral da FETAESC e responsável pela área de Políticas Sociais salienta que a Educação no Campo é uma das principais bandeiras da federação e dos seus sindicatos.

“Colocar em pauta a Educação do Campo é, sobretudo garantir qualidade de vida para a família do meio rural. Porque quanto mais longe de casa o filho estiver mais difícil será o caminho da escola já que cada vez mais os núcleos de educação estão nas áreas de grande densidade populacional. Precisamos fazer o caminho inverso criando mecanismos para garantir as escolas no meio rural. Nesse sentido a Jornada Temática de Educação do Campo vem agregar ideias e renovar o compromisso da FETAESC com o tema”.

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico