Evento iniciou nessa terça-feira e prossegue até sexta-feira dia 29 de maio no Morro das Pedras Praia Hotel em Florianópolis.
Na abertura uma mística foi realizada trazendo como temática a educação voltada para o meio rural. Na seqüência as autoridades convidadas falaram sobre a importância do ensino voltado ao campo. O Presidente da FETAESC, José Walter Dresch, trouxe a importância do evento e das parcerias para um desenvolvimento sustentável da família do meio rural.
Da CONTAG o Secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, abordou em sua fala o debate sobre a Educação no Campo e o desenvolvimento rural e qual é o papel dessa educação do campo e das instituições públicas que criam as regras e leis que regem a área.
Na abertura participaram ainda o diretor da FETAESC (SC), Acir Veiga, representando a FETAEP (PR), Maria Marucha Vetorazzi, representando a FETAG (RS), Inque Scheinder, da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Julian Borba, da Secretaria de Educação Governo do Estado de SC, professor Osmar Matiola e a professora Graziela Del Mônaco da coordenação do curso de licenciatura no campo.
Programação
Na Jornada, professores, dirigentes e representantes das três Federações do Sul, terão a oportunidade de participar de conferências, painéis temáticos e apresentações com representantes da CONTAG, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e de instituições parceiras, tais como: universidades, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFC) e Secretaria Estadual de Educação.
Na terça-feira, após a mesa da solenidade da abertura marcada para as 9h00, que contou com representantes da Fetaesc e demais Federações , Fetag (RS) e Fetaep (PR), Contag, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Educação do Estado de SC, a Jornada teve início com uma Conferência sobre Desenvolvimento Territorial e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS), tema que será tratado na trade de terça-feira. O projeto visa promover o debate sobre o Desenvolvimento Territorial a partir da seguinte questão central: A Abordagem Territorial Propicia o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário?
Na quarta¬-feira, dia 27/05 terão lugar dois Painéis temáticos: um deles para promover o debate em torno da importância da Educação do campo como ação educativa para a proteção infanto juvenil, com destaque para a Plena garantia dos direitos da criança e do adolescente, e as implicações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) à proteção e erradicação do trabalho infantil. O primeiro Painel, sobre as concepções de Educação do campo, será abordado pelo Professor da UFSC Antonio Munarim, e, o segundo, a respeito do ECA e da temática de Proteção Infanto – juvenil, pelo Assessor Jurídico da Fetaesc, Nefhar Borck.
A Jornada inclui ainda trabalho em grupos com representantes dos três estados, tendo como objetivo final a Construção de estratégias e de uma Agenda de compromissos da Educação do campo para a Região Sul do Brasil. Acir Veiga, Diretor da Secretaria Geral da FETAESC e responsável pela área de Políticas Sociais salienta que a Educação no Campo é uma das principais bandeiras da federação e dos seus sindicatos.
“Colocar em pauta a Educação do Campo é, sobretudo garantir qualidade de vida para a família do meio rural. Porque quanto mais longe de casa o filho estiver mais difícil será o caminho da escola já que cada vez mais os núcleos de educação estão nas áreas de grande densidade populacional. Precisamos fazer o caminho inverso criando mecanismos para garantir as escolas no meio rural. Nesse sentido a Jornada Temática de Educação do Campo vem agregar ideias e renovar o compromisso da FETAESC com o tema”.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta