Iniciam nesta terça-feira (22 de janeiro) as negociações da Campanha Salarial 2013/2014 dos trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados na Hortifruticultura do Vale do São Francisco, abrangendo os estados da Bahia e Pernambuco. O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antonio Lucas, está acompanhando o processo e disse que a expectativa da Confederação, das Federações e Sindicatos é que, até o final dessa semana, as negociações avancem para as cláusulas econômicas. “É importante já definirmos essas questões”.
A previsão é que a campanha seja encerrada já na próxima semana. “Estamos mobilizados e dispostos a fazer o enfrentamento para termos uma boa negociação para os nossos trabalhadores e trabalhadoras”, adianta Lucas.
Segundo informações dos STTRs de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), seguem algumas das principais reivindicações:
- Piso salarial unificado de R$ 750,00;
- Aumento de 20% no piso para as atividades específicas de podador, embalador, irrigador, aplicador de agrotóxico, enxertador, raliador, gavinha, amarrador, classificador, fértil irrigador, selecionador de cachos, tratorista, vigilante e desbrotador;
- Cesta básica de R$ 60,00;
- Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais;
- Proibição do contrato de safra;
- Proibição do Sistema de Compensação de Jornadas (Banco de Horas);
- Fornecimento de alimentação no local de trabalho ou em refeitório, sem custos para o trabalhador;
- Estabilidade de três anos para os delegados sindicais eleitos. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi