A reunião do Coletivo de Relações Internacionais, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, contou com debates intensos, inclusive, o de preparação da CONTAG para a atuação no Fórum Social Mundial (FSM) e na Rio+20, em 2012. “A idéia é planejar a atuação do movimento sindical e já fazer uma agenda dentro do Fórum Social Mundial para que possamos dialogar e colocar a posição da CONTAG em relação à Rio+20, por exemplo,” explica a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas.
Segundo a dirigente, essa também foi a primeira reunião de um modelo diferenciado de coletivo que envolve todas as áreas da CONTAG. “Estamos conversando com vários diretores e, em cada momento, repercutimos o assunto no cenário internacional. Então, estamos fazendo esse exercício no sentido de fortalecer a capacidade de intervenção da confederação com esse olhar macro e o envolvimento das diversas secretarias”, informa.
A reunião contou, ainda, com a participação da assessoria da Câmara dos Deputados responsável pelo Parlamento do MERCOSUL, o PARLASUL, e também com as regionais da CONTAG. O objetivo é levar para as regiões um pouco dessa visão do que está em disputa nas discussões de modelo de desenvolvimento que estão sendo feitas além das nossas fronteiras e os impactos que os acordos internacionais podem ter para a agricultura familiar no Brasil e na América Latina. FONTE: Imprensa Contag - Verônica Tozzi