Cerca de 50 dirigentes e assessores(as) de quase todos os estados brasileiros estão reunidos, em Brasília, para a reunião do Coletivo Nacional de Desenvolvimento Territorial. Esse encontro integra uma série de atividades previstas no Projeto Nacional de Articulação, Construção e Fortalecimento de Redes de Desenvolvimento e Territorialidade e do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
A reunião acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, no CESIR/CONTAG, e pretende debater a Política de Desenvolvimento Territorial ideal para o MSTTR. Neste momento, as cinco regiões estão reunidas em trabalhos em grupo para mapear os principais gargalos e as perspectivas.
À tarde, haverá um diálogo do MSTTR com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) sobre essa política, além da apresentação do Projeto Territórios, destacando as estratégias para a sua implementação.
A programação de amanhã (17) prevê um diálogo em plenário sobre os compromissos do Coletivo de Desenvolvimento Territorial e o estabelecimento da Matriz Pedagógica com eixos comuns articulados para as atividades do projeto. Também está previsto a construção de agenda para a implementação do projeto e a apresentação das informações e definição dos responsáveis pelas rotinas operacionais.
Portanto, segundo a Secretaria de Política Agrícola da CONTAG, o Projeto Territórios tem o objetivo de formar capital social para atuação efetiva nos espaços de discussão territorial sobre políticas públicas para a agricultura familiar.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi