O engenheiro civil e sindicalista José Olívio Miranda de Oliveira faleceu, em Salvador, nesta quarta-feira. Ele tinha 60 anos e travava uma luta ferrenha contra um câncer há mais de um ano. O corpo está sendo velado na capela D e será sepultado, hoje (11/12), às 17h no cemitério Jardim da Saudade.
Zé Olívio foi professor da Escola Politécnica da UFBA, participou da fundação do PT e presidiu a CUT e o Sindicato dos Engenheiros da Bahia. Ele também teve um papel importante para retomar a Fetag/BA das mãos de direções pelegas durante o processo de redemocratização do País.
Ele foi fundador da CUT e integrou sua primeira Direção Nacional. Zé Olívio ocupou os cargos de secretário de Política Sindical e de Organização e vice-presidente da CUT Nacional. O sindicalista também representou os trabalhadores brasileiros no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e na direção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça), e da Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOSL), em Bruxelas (Bélgica).
No ano passado, Zé Olívio foi nomeado diretor do Escritório para as Atividades dos Trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho (ACTRAV/OIT) para a América Latina e Caribe, cargo que ocupou até o seu falecimento. "Estamos de luto. Perdemos um grande companheiro que sempre apoiou a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Brasil e no exterior", lamenta Manoel dos Santos, presidente da Contag. FONTE: Ronaldo de Moura, Agência Contag de Notícias