Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
12º CONGRESSO DA CONTAG
Chegou a hora de levantar as bandeiras
WhatsApp

09 de Março de 2017



TEMAS RELACIONADOS:
12º congresso da contag

Congresso da CONTAG debaterá grandes temas e aprovará deliberações que visam fortalecer o sindicalismo rural e a agricultura familiar

A cada quatro anos a CONTAG reúne as suas lideranças e trabalhadores e trabalhadoras rurais de todos os estados brasileiros para avaliar, propor e deliberar estratégias e ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), a ser realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 13 a 17 de março de 2017, será o primeiro congresso após o processo de dissociação da categoria dos assalariados e assalariadas rurais. Agora, a CONTAG representa especificamente os agricultores e agricultoras familiares.

Com o lema “Levantar as bandeiras de luta e fortalecer a organização sindical da agricultura familiar”, a CONTAG propõe aos delegados e delegadas do 12º CNTTR o empenho para que seja feito um profundo debate e que sejam deliberadas estratégias e ações unificadas visando um sindicalismo mais forte e combativo na defesa de políticas públicas que venham promover a organização da produção, melhorar a renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares, na perspectiva de termos no futuro um campo com gente e um desenvolvimento rural mais justo, solidário e sustentável.

“O grande desafio é fazer com que o 12º CNTTR nos fortaleça e nos anime a construir um sindicalismo mais combativo e aguerrido na defesa dos direitos e interesses dos agricultores(as) familiares, pois não aceitaremos perder direitos. Também queremos aperfeiçoar e fortalecer a nossa organicidade sindical, pois é necessário termos um movimento sindical mais articulado e unificado para que a sua estrutura funcione com a dinâmica necessária para responder, verdadeiramente, as demandas do homem, da mulher e dos(as) jovens do campo”, reforça o presidente da CONTAG, Alberto Broch, candidato à vice-presidente e secretário de Relações Internacionais na chapa registrada.

Com o sentimento de superar esses desafios, foi conduzido um processo de diálogo e negociação com os(as) dirigentes das Federações para a composição de uma chapa única, com grande representatividade e participação de todas as regiões e com o cumprimento da paridade, participação da terceira idade e de, no mínimo, 20% de jovens. Denominada FORÇA e LUTA: NENHUM DIREITO A MENOS, a chapa unitária é encabeçada pelo pernambucano Aristides Santos, atual secretário de Finanças e Administração da CONTAG.

“Sentimo-nos honrados com a missão de presidir a próxima Direção da CONTAG e coordenar as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Com os desafios que enfrentaremos na conjuntura atual, será necessária a formulação e execução coletiva. O Congresso é um importante momento para tirarmos grandes e unitárias resoluções. Seguiremos reafirmando os nossos direitos e lutando por uma Agricultura Familiar cada vez mais forte e reconhecida pela sociedade”, ressalta Aristides Santos.

Organização do 12º CNTTR O 12º Congresso da CONTAG começou a ser organizado há mais de um ano com a aprovação do regimento interno, da identidade visual, produção das peças gráficas e de divulgação, com a publicação do Edital de Convocação do Congresso e das Eleições da CONTAG, inscrição dos delegados e delegadas, envio de convites, com as demais providências das equipes de trabalho, entre outras tarefas que visam o sucesso na realização do mesmo.

A Secretaria Geral é uma das áreas responsável por esse processo organizativo do Congresso, que cuida de toda a documentação, credenciamento, entre outras funções. Segundo a secretária geral, Dorenice Flor da Cruz, a organização do 12º CNTTR está sob controle e a expectativa é que este seja um grande momento para o MSTTR. “Estamos esperando um público de 2.400 pessoas, sendo a maioria composta por delegados e delegadas de todos os estados brasileiros, mais a nossa equipe de apoio, convidados(as) e observadores(as). Estamos montando uma grande estrutura para receber bem todos e todas, dando atenção também à metodologia do Congresso, para que todos(as) participem e estejam sempre animados(as), com disposição para o debate. E já comemoramos o fato de termos conseguido atingir a meta de inscrição de delegados e delegadas cumprindo a paridade de gênero, que foi uma deliberação do nosso congresso anterior. Tenho certeza que seguiremos avançando”, destaca a dirigente. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico