O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Tarauacá, Manoel Cumarú, é o novo presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Acre (FETACRE) - a maior representação sindical do Estado, com 45 mil associados(as) de um universo de 140 mil agricultores(as). Segundo o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e secretário geral da CONTAG, David Wylkerson, a eleição aconteceu durante o 3º Congresso Extraordinário da categoria.
O congresso foi realizado nos dias 9 e 10 de dezembro, contando com 125 delegados e delegadas inscritos, representando 22 dos 23 sindicatos do estado. A chapa 1 “Unidos Somos Fortes”, comandada por Manoel Cumarú, venceu as eleições da FETACRE para o quadriênio 2011/2015, com 68 votos, de um total de 72 votos válidos, sendo que a chapa 2 obteve apenas 2 votos e outros 2 votos foram em branco. Os demais 45 delegados e delegadas deixaram de votar.
A vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas; o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Moreira Souto; o secretário de Política Agrária, Willian Clementino; o vice-presidente da CTB e também secretário geral da CONTAG, David Wylkerson, além do coordenador da Regional Norte da CONTAG, Luiz Carlos de Lima; estiveram em Rio Branco acompanhando os trabalhos do congresso.
Perfil do novo presidente – Manoel Cumarú tem 39 anos e nasceu no seringal Paraíso, a três dias de barco pelo rio Muru, em Tarauacá. Seu discurso defende o modelo de agricultura familiar que contemple o modo de vida dos povos do campo e da floresta e a realidade acreana.
Cumarú afirma, ainda, que o Governo tem recebido informações muito falsas do setor rural. “A FETACRE foi se apagando em seu papel que deveria ser de participação. O manejo de madeira, por exemplo, não alcança nem 5% dos agricultores. O programa de piscicultura nem 5%. Nós queremos ser parceiros do Governo, reconhecemos o esforço sobre-humano do governador Tião Viana, defendemos o projeto político da Frente Popular, mas queremos ajudar mais”, disse. FONTE: David Wylkerson (vice-presidente da CTB Nacional e secretário geral da CONTAG) e Juraci Moreira Souto (secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG)