A Reforma Agrária e as políticas de Crédito Fundiário são tema de encontro realizado ontem (31) e hoje (1) no Ceará. O evento é promovido pela CONTAG e tem como objetivos a capacitação e a reflexão sobre os principais conceitos e concepções sobre Reforma Agrária e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); e também a compreensão dos desafios para a implantação da Política Agrária e o papel das lutas sindicais.
Cerca de 80 lideranças dos projetos de Assentamentos e das Unidades Produtivas do PNCF participam do Encontro, entre os quais muitas mulheres, com participação ativa nas discussões. O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, apontou os principais elementos da conjuntura agrária no âmbito nacional e estadual e convidou todos os presentes para a Manifestação Nacional pela Reforma Agrária, em 2016.
O Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário é direcionado para representantes de sindicatos de trabalhadores (as) rurais, associações e organizações voltadas para assentados e agricultores familiares do estado, assim com os integrantes das diretorias das federações. Trata-se de oportunidade para discutir quais são as perspectivas e desafios para implantação, ampliação e fortalecimento do PNCF, além da apresentação de experiências bem sucedidas em assentamentos rurais no Ceará.
Para Zenildo Xavier, o maior desafio constatado no encontro do Ceará foi que o MSTTR não aparece como mobilizador para as políticas de crédito fundiário. “Cerca de 80% do que está sendo feito com relação ao crédito fundiário no Ceará são iniciativas do governo federal. É necessário que o movimento sindical no Ceará tome a responsabilidade para si para que haja mais contratações do programa e que sejam realizadas ações para que haja a diminuição da inadimplência dos projetos”, afirma Zenildo Xavier.
Entre as atividades do encontro está o debate sobre os desafios para implementação de uma Reforma Agrária ampla e massiva, como apontada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e também o planejamento das ações pela Reforma Agrária em 2016, além da definição de novas ações sindicais e estratégias visando o fortalecimento do PNCF.
Os encontros estaduais são promovidos pela CONTAG por meio de convênio firmado com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA).
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto