A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) conseguiu, neste ano, mais avanços no fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2008/2009 no setor da agropecuária. Com a assinatura do acordo, foram beneficiados cerca de 320 mil assalariados e assalariadas rurais do estado que atuam nas áreas da pecuária, grãos, aves, suínos e hortaliças. O acordo firmado em meados de abril já está na 26º edição. A data-base do setor é 1º de maio.
O diretor de Política Salarial da Fetaep, Jairo Corrêa de Almeida, explica os avanços conquistados pelo movimento sindical na região paranaense. "Tivemos um aumento salarial de 30% em relação ao do ano passado, chegando a R$ 528,50. Conquistamos ainda a inclusão de cláusulas sociais que garantiram o fornecimento de equipamentos de proteção e pagamento de in itinere", explica o dirigente sindical.
Apesar de a Federação não ter uma convenção em âmbito estadual, anualmente o MSTTR discute uma pauta unificada, usada pelos sindicatos (STTRs) para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em sua base. O STTR do município de São Jorge do Patrocínio é um dos que tem se destacado no fechamento da CCT na área da agropecuária. A entidade sindical municipal conta hoje com 500 assalariados.
Na avaliação do presidente do STTR de São Jorge do Patrocínio, José Carlos Castilho, há avanços no segmento, mas é preciso maior engajamento dos trabalhadores no movimento sindical. "Precisamos fazer um trabalho de mobilização sindical com esses assalariados para que reconheçam a atuação do Sindicato. Muitas vezes os trabalhadores desconhecem que somos atuantes e defendemos os direitos deles".
Este mês a Fetaep realizou o Coletivo Estadual dos Assalariados e Assalariadas Rurais e discutiu a próxima pauta da Convenção Coletiva no setor da agropecuária. O encontro que teve a presença do diretor da Contag, Antônio Lucas, ocorreu nos dias 16 e 17, em Curitiba. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias