Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
CARTA POLÍTICA E AVALIAÇÃO DO IV ENA - Agroecologia e Democracia: unindo o campo e a cidade!
WhatsApp

04 de Junho de 2018


Comunicação IV ENA
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Foto: Marcos Vinícius

Aprovada por 2 mil pessoas participantes do evento, de todos os estados do Brasil, e lida pela secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Morais, a carta apresenta denúncias contra a violência e o autoritarismo do latifúndio e de projetos do grande capital, que exploram a natureza de forma predatória para a produção de commoditties.

Foto: Marcos Vinícius

O documento evidencia, ainda, as lutas e as conquistas dos movimentos social e sindical, redes, articulações e organizações do campo e da cidade, além da diversidade das práticas agroecológicas.

LEIA A SÍNTESE DA CARTA AQUI

Foto: Marcos Vinícius Na Plenária Final do IV ENA também foram apresentadas moções de repúdio e de solidariedade e cartas das mulheres, das juventudes e dos povos indígenas e quilombolas.

Foto: Barack Fernandes O IV ENA contou com a colaboração direta das secretárias da CONTAG de Mulheres Mazé Morais, de Meio Ambiente Rosmari Malheiros, de Jovens Mônica Bufon, da coordenadora da CONTAG na Regional Sudeste Alaíde Bagetto e das Federações que integram o sistema CONTAG.

Foto: Lorena de Freitas AVALIAÇÃO “O ENA fica na história como espaço de resistência e luta protagonizado principalmente pelas mulheres. Dentro de tantos momentos importantes que participamos no IV ENA, deixo registrado: a chamada à Marcha das Margaridas 2019 e o lançamento da publicação: MULHERES E AGROECOLOGIA E A AGROECOLOGIA NA VIDA DAS MULHERES - MAPEANDO EXPERIÊNCIAS, que traz 63 experiências agroecológicas das mulheres rurais. Portando, enquanto CONTAG vamos aprofundar ainda mais o tema como ação estratégica fundamental do conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR)”, ressalta a secretária de Mulheres da CONTAG Mazé Morais.



Foto: Barack Fernandes

“A CONTAG esteve presente nas oficinas, seminários, na Marcha pelo centro de Belo Horizonte, e contrbuindo com a leitura da carta final do IV ENA. Isso mostra o nosso compromisso com uma agricultura sustentável e em respeito aos bens naturais, pois só desta forma teremos uma alimentação saudável que garanta vida à população. Também saímos daqui com laços ainda mais fortalecidos na defesa dos povos guardiões da "mãe terra" (indígenas, quilombolas e de todos os povos tradicionais). O IV ENA nos afirma: é possível produzir e alimentar o Brasil sem agredir a natureza”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG Rosmari Malheiros.



Foto: Barack Fernandes “O IV ENA foi um espaço de muitos debates, experiências, informações, diversidade, construção coletiva e de juventudes. Dentre tantos momentos e vibrações positivas, destaco a participação de mais de 500 jovens que durante os 4 dias debateram sobre o nosso protagonismo na defesa da agroecologia e da democracia. Para nós existe uma relação direta entre a preservação ambiental e a permanência das(os) jovens no meio rural, ou seja, se queremos garantir a sucessão rural é preciso proteger os recursos naturais”, afirma a secretária de Jovens da CONTAG Mônica Bufon.

Foto: Marcos Vinícius Vale ressaltar que o IV ENA foi espaço de compartilhamento de saberes construídos ao longo dos inúmeros encontros preparatórios realizados em diversas localidades do Brasil. Momentos de mobilização que contribuíram para fortalecer as articulações e redes locais, estaduais e regionais de agroecologia, convergindo para uma mesma direção: a democracia e o bem viver.

Foto: Marcos Vinícius IV ENA – ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA A convocação do IV ENA foi feita pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional formada por organizações, redes regionais e movimentos sociais do campo, da floresta, das águas e das cidades de abrangência nacional e regional, juntamente com fóruns e outras articulações, fruto de dinâmicas de construção de diálogo e convergência na perspectiva da agroecologia com o feminismo, a soberania e segurança alimentar e nutricional, saúde coletiva, economia solidária, direito à cidade e justiça ambiental, com o objetivo principal de reafirmar os sentidos da democracia e situar a agroecologia no campo de disputa por uma nova sociedade e promover um diálogo entre campo e cidade.

Foto: Marcos Vinícius Por isso, foram sentidos políticos do IV ENA: → Visibilizar a disputa de projeto de sociedade e as importantes lutas que acontecem cotidianamente nos territórios, evidenciando a ação dos sujeitos que praticam a agroecologia como construção de proposta de um campo contra hegemônico; → Revigorar o movimento agroecológico, acenando para o papel protagonista das mulheres, das juventudes, dos sujeitos coletivos das florestas, das águas, dos campos e das cidades; → Aprofundar o que se entende por conexão cidade e campo, ou seja, olhar para a cidade como território, conhecer o que significa agroecologia “da” e “na” cidade, e ressignificar o direito à cidade; OS OBJETIVOS Nesse contexto, animam-nos os seguintes objetivos: → Apresentar para amplos setores da sociedade experiências do campo, das florestas, das águas e das cidades que mostram os múltiplos benefícios da agroecologia: produção de alimentos saudáveis; recuperação e conservação de fontes de água, da biodiversidade, das florestas e dos solos; democratização do uso da terra; geração de trabalho digno e renda; valorização das identidades e das culturas representadas pela diversidade dos sujeitos; → Manifestar posicionamento crítico e denunciar o desmonte das políticas públicas e violação dos direitos, conclamando setores urbanos a se engajarem na defesa de políticas e ações públicas para a Reforma Agrária, defesa dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e nas cidades, assim como o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e dos coletivos urbanos que praticam a agroecologia; → Estreitar laços e ampliar alianças do movimento agroecológico com redes, fóruns e movimentos sociais que interagem com a perspectiva agroecológica, afirmando valores emancipatórios para a vida das mulheres, contra o machismo e o patriarcado, em favor dos direitos das juventudes, contra o racismo e o etnocídio, e avançar no diálogo sobre a agroecologia e a função social das cidades. → Aprofundar o debate sobre os sentidos estratégico e político da comunicação e da cultura, no contexto de hegemonia das corporações da comunicação e de ofensiva conservadora em relação à cultura, e afirmar a comunicação e a cultura como direitos sem os quais a democracia é ameaçada pela impossibilidade da multiplicidade de vozes e a agroecologia não alcança na plenitude o seu potencial transformador.

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico