No dia 5 de junho foi realizada em Rio Branco, no estado do Acre, a Jornada Estadual da Marcha das Margaridas no Acre, com o objetivo de definir pautas estratégicas da marcha a partir da realidade local. No evento foi apresentada a resposta das autoridades e o compromisso do poder público com a Marcha das Margaridas 2015. Representantes da prefeitura, do governo estadual e das secretarias de governo afirmaram que vão apoiar as causas e acompanhar de perto as demandas das mulheres.
A secretária de Mulheres da FETACRE, Maria de Fátima Rocha Alves e Silva afirmou que as mulheres do MSTTR vão continuar reivindicando e vão procurar os secretários e políticos que não se pronunciaram sobre a luta das trabalhadoras. “Só ficarei satisfeita quando a gente tiver resultados concretos”, disse Fátima. A secretária salientou o compromisso forte e diário da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo, que acompanha a construção dessa luta em todos os momentos.
No dia 30 de maio, Boa Vista (RR) recebeu a Caravana das Margaridas da Floresta e das Águas. O evento foi marcado pela forte participação das mulheres indígenas do grupo Kaipó, que trouxeram para a discussão as temáticas do interesse das mulheres das florestas e águas do norte brasileiro. Para a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, é muito importante destacar a grande mobilização das bases na região norte. “Entre as pautas que as mulheres trazem é o enfrentamento ao tráfico de mulheres, infelizmente muito forte na região”, afirma Alessandra. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto