Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SANTA CATARINA
Caravana confere os resultados do projeto Produtor 10
WhatsApp

16 de Setembro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
santa catarina

Em 2007, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC) a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) e a indústria fumageira Souza Cruz, firmaram uma parceria para a implantação do Programa Sustentabilidade da Pequena Propriedade Rural - PRODUTOR 10.

O programa tem por objetivo a sustentabilidade da propriedade dos agricultores familiares, no ponto de vista econômico, social e ambiental, visando proporcionar uma maior qualidade de vida ao agricultor e sua família.

O projeto piloto começou a ser desenvolvido em 65 propriedades, no mês de setembro do ano passado e é o momento de avaliação dos resultados do programa. As visitas estão agendadas para os dias 22 de setembro, em Imbuia (Vale do Itajaí), dia 23 de setembro em Canoinhas (Planalto Norte), dia 29 de setembro em Braço do Norte (Sul) e no dia 1º de outubro em Bandeirante, no extremo oeste do estado. A caravana partirá da sede da FETAESC, em São José, e será composta por técnicos e dirigentes das três instituições envolvidas, autoridades do governo estadual e federal ligadas ao setor e também a imprensa.

Ferramentas de trabalho - A estratégia do produtor 10 é o planejamento total da propriedade e o envolvimento de toda a família nesse processo. As principais ferramentas utilizadas foram os programas desenvolvidos pela Epagri, denominados de Contagri (sistema de contabilidade agrícola que analisa resultados passados e permite a tomada de decisões) e Planagri (sistema de planejamento das propriedades rurais, com perspectiva de futuro).

Para auxiliar as famílias dos agricultores na consolidação da sustentabilidade da pequena propriedade, nos últimos doze meses, os técnicos envolvidos no Produtor 10 trabalharam em diversas etapas com reuniões de grupos de produtores, visitas de técnicos às propriedades para assistência e avaliação de resultados, ouvindo, trocando idéias e informando sobre o desempenho e distribuição de materiais e dicas de todas as áreas do programa - desde às questões agrícolas até à qualidade de vida e o meio ambiente.

Santa Catarina é o segundo estado maior produtor de fumo e o Brasil é líder mundial nas exportações, com uma produção de 765 mil toneladas que renderam divisar de R$ 3,4 bilhões na última safra. São 59.873 agricultores catarinenses na atividade e verifica-se uma tendência desses produtores de cultivarem apenas o fumo na propriedade, onde o lucro médio foi de R$ 7.073,75 na última safra. Pesquisa feita pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e coordenada pela Fetaesc junto a 976 fumicultores, aponta que a opção pela atividade se deve à venda garantida, ter pouca terra e conhecimento da atividade.

Reconversão -Com a adesão do Brasil em 2006 à Convenção Quadro para o controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS), o país se compromete a reduzir o seu cultivo. É preciso buscar alternativas para a diversificação, mas com renda nas mesmas condições da fumicultura para garantir a sustentabilidade desses produtores de fumo.

Na próxima safra de 2009/10 o governo federal pretende trabalhar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de forma sistêmica, isto é, o financiamento para o conjunto das atividades potenciais da propriedade e não apenas projetos por cultura. E o Produtor 10 segue esse princípio, isso quer dizer que em Santa Catarina já está se testando o novo modelo de Pronaf.

Com o envolvimento de toda a família no planejamento da propriedade, o Produtor 10 também tem como foco a sucessão familiar. Dados da Epagri apontam que 38% das propriedades rurais do estado não contam mais com os filhos e filhas para continuar a atividade da família. A estratégia de parceria e o conceito de planejamento e gestão adotado pelo Produtor 10, vão possibilitar a transformação do quadro sócio-econômico e ambiental da pequena propriedade, garantir que a próxima geração de agricultores sejam empreendedores de sucesso e o crescimento da agricultura familiar catarinense. FONTE: Fetaesc



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico