Neste domingo (11 de setembro) acontecerão Assembleias Sindicais dos Canavieiros e Canavieiras em 15 municípios da Mata Norte de Pernambuco. O objetivo é que os trabalhadores e trabalhadoras aprovem a pauta de reivindicações da 32ª Campanha Salarial da categoria, com 100 itens, elaborada durante um Congresso ocorrido no final do mês passado. Na pauta, entre outras questões, está a proposta de piso salarial de R$ 650.
Durante o Congresso, onde foram discutidas as reivindicações, além do destaque para o tema alimentação digna no local do trabalho, houve a orientação de pautar que o contrato trabalhista dos/as canavieiros/as seja por tempo indeterminado. “Esses homens e mulheres estão com muitos prejuízos durante a rescisão, quando o contrato é por tempo determinado (safrista). É preciso mudar essa situação, pois fica muito complicado para essas famílias viverem no período da entressafra”, avaliou o diretor de Política Salarial da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Paulo Roberto.
Outra questão enfatizada na pauta é a saúde dos canavieiros e canavieiras. A preocupação com o uso de agrotóxicos sem equipamentos adequados e local para a higienização é evidente. A necessidade de condições para um atendimento imediato no caso de acidentes de trabalho, garantindo o socorro dos/as trabalhadores/as, também está entre os principais itens a serem negociados.
Além das assembleias desta semana, no dia 18 de setembro ocorrerão outras 31, sendo 28 nos municipios da Mata Sul e três na Mata Norte. Serviço Assembléias dos Canavieiros e Canavieiras para aprovação da Pauta de Reivindicações da 32a Campanha Salarial A atividade será realizada em 15 municipios da Mata Norte Local - Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de cada município. FONTE: Comunicação da Fetape