Representantes dos canavieiros e das canavieiras estarão reunidos neste final de semana (27 e 28), em Carpina, para discutir e propor a pauta de reivindicações 2011/2012 da 32ª Campanha Salarial da categoria. O evento, que é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – Fetape, por meio de sua Diretoria de Política Salarial, deve reunir cerca de 350 delegados e delegadas sindicais da Zona da Mata.
O tema central da Campanha deste ano é Alimentação Digna no Local de Trabalho. “Essa temática tem tudo a ver com a realidade do canavieiro e da canavieira, pois não se admite que depois de tanto tempo de organização e de luta, essas pessoas ainda sejam tratadas como bóias-frias, sem uma alimentação adequada para que possam ter saúde, para que produzam com mais qualidade, para que tenham dignidade”, analisa o diretor de Política Salarial da Fetape, Paulo Roberto.
Entre os pontos que serão discutidos estão o seguro-desemprego na entressafra, a garantia de emprego para jovens e mulheres, saúde e segurança no trabalho e transporte seguro. O debate sobre o piso salarial que será proposto pela categoria deverá ser um dos pontos fortes do evento.
Após o congresso, serão realizadas assembléias nos municípios da região para aprovação da pauta. Os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Mata Norte terão assembléias no dia 11 de setembro, enquanto os da Mata Sul estarão reunidos no dia 18 de setembro.
Com aprovação dos pontos, será iniciado um diálogo da comissão de negociação com a classe patronal. Para preparar e qualificar esse momento, a Fetape realizou, no mês de julho, um curso de Formação em Negociação Coletiva, que contou com a participação de 50 pessoas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) Serviço: 18º Congresso dos Canavieiros e Canavieiras Uma ação dentro da 32ª Campanha de Salarial da categoria Dias: 27 e 28 de agosto, no Juvenato Maria Auxiliadora, Avenida Pe. Rocha, 1222 - Bairro São José – Carpina/PE, com abertura prevista para as 9h. FONTE: Comunicação da Fetape