Cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata de Pernambuco se reuniram com representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) nesta quarta-feira (3) em Recife. Os canavieiros reivindicaram seguro-desemprego durante a entressafra e a sua extensão para toda a classe. Também pediram benefícios do PIS e intensificação da fiscalização na região.
A reunião só foi possível após uma mobilização em frente à DRT, coordenada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape). O diretor de Política Salarial da entidade, José Rodrigues, classificou o resultado da mobilização como positivo. "Houve o compromisso de levar os casos do seguro-desemprego e do PIS para o Ministério do Trabalho", afirmou o dirigente.
Os canavieiros conseguiram ainda agendar reunião para discutir o envio de fiscais do trabalho à Zona da Mata. "Quanto à fiscalização, ficou agendada uma reunião entre a Fetape e sindicatos, nos próximos dias, para agendar as ações de fiscalização na região", conta José Rodrigues.
O diretor de Política Salarial da Fetape acredita que mobilizações como essa fortaleçam a base sindical. "Mesmo com a Contag à frente deste e de outros assuntos, é importante o Estado se manifestar e facilitar a cobrança das ações que são para toda a categoria", defende. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias