Aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês o Encontro Internacional de Campesinos e Pescadores Artesanais, na ilha de Chiloé, no Chile. Representantes de 15 países participaram do evento. A Contag esteve representada pelo vice-presidente esecretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.
O encontro teve como objetivo discutir os problemas dessas duas classes de trabalhadores regional, nacional e mundialmente. Para Alberto Broch, o encontro foi importante, pois uniu a luta de camponeses e pescadores artesanais. Durante o encontro, os participantes conheceram experiências de organizações, principalmente, da América Latina.
Ao final do encontro, foi elaborada a chamada "Carta de Chiloé", que servirá como um guia para as organizações de trabalhadores rurais. Alberto Broch explicou que o documento denuncia situações de abuso nestes ambientes de trabalho e aponta rumos para melhora dessas situações.
Coprofam
A Coordenação de produtores familiares do Mercosul (Coprofam) aproveitou o encontro em Tiloé, no Chile, para fazer a reunião da mesa diretora. Representantes das 11 organizações-membro aprovaram o plano de ação da Coprofam em 2007. Esse plano é resultado de uma reunião que aconteceu, em fevereiro, na sede da Contag.
Fonte: Angélica Cordova e Emmanuelle Nunes