Durante toda a manhã de hoje (sexta), dirigentes sindicais, representantes do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool – SINDAÇÚCAR e Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco – SINDCAPE estiveram reunidos para a quarta rodada de negociações da Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras 2010, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.
Os canavieiros alcançaram avanços significativos nas 18 cláusulas pendentes do dia anterior, como por exemplo, o aumento do número de dias (agora são três) para o afastamento remunerado em virtude de hospitalização. Os patrões também concordaram em conceder capas para o período de inverno para os canavieiros e aceitaram que o trabalhador que tiver sua carteira retida por mais de cinco dias será considerado contratado.
Entre as conquistas, destaque também para a obrigatoriedade de um ônibus mais próximo para transporte em caso de acidente, além do que hoje já existe nas usinas. E um dos avanços mais festejados foi a ampliação do número de dias para que as mulheres pudessem fazer seus exames de saúde. Antes, as canavieiras contavam com apenas um dia por ano para os referidos exames e aquelas que tivessem mais de 40 anos tinham dois dias. Agora, todas terão três dias, sem ressalvas de idade. O ponto alto da negociação girou em torno da alimentação para o canavieiro, um tema de repercussão nacional, inclusive. “Um trabalhador com fome é como um carro sem combustível. Não vai para lugar nenhum”, advertiu espirituosamente um dos dirigentes presente ao encontro. Vinte cláusulas sociais ficaram pendentes para serem discutidas na próxima quarta (13 de outubro), entre elas o salário doença, repouso na produção, segurança no transporte, adicional de insalubridade, primeiros socorros (este ponto é um dos mais debatidos pelos sindicatos, que insistem na necessidade de ambulâncias), uso de herbicidas, contratação de mulheres, dia do trabalhador rural, meio ambiente e turno ininterrupto. FONTE: Comunicação da Fetape