Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO NORTE
Câmara Municipal de Caicó diz não ao Serviço de Inspeção Municipal e Sindicato denuncia a atitude com divulgação de Nota
WhatsApp

28 de Maio de 2018


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do norte

A CONTAG vem parabenizar a iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó/RN de denunciar a decisão da maioria da Câmara Municipal de Caicó em rejeitar o projeto do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal e vegetal e de expressar a sua solidariedade aos agricultores e agricultoras familiares que serão impactados com esta medida.

Esta atitude do Sindicato de Caicó é um exemplo para todos os STTRs, Federações e a própria CONTAG e deve ser seguida. É preciso denunciar as decisões que as Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional tomam que prejudicam diretamente a nossa categoria e a população rural como um todo.

Segue a Nota de Utilidade Pública divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó/RN:

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó/RN, movido pelo sentimento de injustiça praticada pela maioria da Câmara Municipal de Caicó em dizer não ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal), vem de público se solidarizar com os agricultores e agricultoras familiares, que historicamente tem suas oportunidades e direitos negados.

Esclarecemos a sociedade caicoense e seridoense que o projeto do SIM de produtos de origem animal e vegetal rejeitado pela maioria da Câmara Municipal de Caicó, foi intensamente discutido por entidades de base representativa dos agricultores familiares, técnicos qualificados e membros deste sindicato, de forma que tínhamos conhecimentos e éramos favoráveis ao seu conteúdo em decorrência de ser um instrumento de padronização, organização e valorização dos produtos da agricultura familiar, dando a ele valor cultural e reconhecimento de alimentos saudáveis para a soberania e segurança alimentar e nutricional das populações.

Diante da negativa da aprovação do SIM, precisamos unir forças com todos os movimentos e organizações da agricultura familiar do município de Caicó, para reivindicar dos órgãos competentes municipais o processo permanente de organização, mobilização e capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, para independente de ser ou não, o selo implantado neste momento, iniciarmos os procedimentos e práticas produtivas que se ajustem ao Sistema de Inspeção Municipal proposto e não aprovado pelo legislativo municipal.

O Sindicato também reivindica que, diante do não ao SIM, a gestão pública municipal abra diálogo com as entidades representativas dos agricultores familiares para discutir imediatamente a regulamentação da Lei 4.026, de 21 de agosto de 2003, na perspectiva de assegurar minimamente a organização do Sistema de Inspeção Municipal que possibilite o cuidado com a saúde pública e a produção de alimentos saudáveis.

Por fim, o Sindicato reafirma seu compromisso com os agricultores e agricultoras familiares do município de Caicó e a necessidade da aprovação e implementação do Sistema de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, ora negado, sendo oportuno que o Município de Caicó participe e contribua para a implantação do Consórcio Intermunicipal do SIM, possibilitando assim a redução de custos e maior integração entre os municípios do entorno de Caicó.

Caicó/RN, 22 de maio de 2018 POR NENHUM DIREITO A MENOS! SIM, JÁ! FONTE: Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó/RN



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico