Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BRASIL TERÁ SAFRA RECORDE, DIZ
Brasil terá safra recorde, diz IBGE
WhatsApp

09 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
brasil terá safra recorde
diz

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevou a estimativa da safra de grãos para 142,6 milhões de toneladas de 2008. O número é 1,5% superior à projeção divulgada em março. Se confirmada a projeção, a safra de 2008 será 7,2% superior ao volume recorde registrado em 2007, de 133,1 milhões de toneladas.

O instituto também conta com um aumento de 3,2% na área plantada de grãos, na comparação com 2007. A revisão para cima da estimativa de safra ocorreu porque o IBGE incluiu um aumento de 12,4% na produção de trigo e de 15,7% na cultura do milho de segunda safra.

No rol dos 25 produtos avaliados pelo IBGE, 19 tiveram variação positiva na estimativa de produção sobre 2007, com destaque para o café em grão (26,3%), feijão de segunda safra (33,3%), milho da segunda safra (15,7%) e trigo (12,4%).

Os destaques negativos ficaram por conta do algodão em caroço (baixa de 3,7%), cebola (retração de 7,6%), feijão de primeira safra (queda de 5,8%), feijão de terceira safra (recuo de 0,4%) e mandioca (baixa de 0,5%).

Preocupação do governo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reconheceu ontem que a alta dos preços dos alimentos preocupa o governo. De acordo com o ministro, ele e a equipe econômica estão empenhados em definir como o Brasil pode contribuir para que não haja aumento de preços. Segundo Stephanes, os produtos mais sensíveis são feijão, arroz, trigo e milho.

- O governo está evidentemente preocupado com isso e já temos feito várias reuniões com o ministro da Fazenda para discutir como o Brasil pode contribuir positivamente - disse Stephanes.

De acordo com o ministro, o Brasil contribui para diminuir o impacto da demanda mundial em decorrência do aumento de produção e exportação de alimentos.

- Estamos sob impacto da demanda mundial, de qualquer forma o Brasil é o país que mais está contribuindo para diminuir esse impacto porque é o país que mais cresce na produção e exportação de alimentos - disse.

Stephanes afirmou ainda que o Brasil prova ao mundo que é auto-suficiente, uma vez que a produção aumenta consideravelmente.

- Fica muito claro que o Brasil consegue produzir para alimentar a população, ser auto-suficiente, consegue produzir excedentes cada vez maiores. É o país que mais cresce na produção de excedentes no mundo, como consegue produzir energia limpa de forma compatível sem interferir na área de alimentos - disse o ministro em resposta às críticas de que a área plantada de cana-de-açúcar para a produção de álcool reduz a produção de alimentos.

O ministro ressaltou ainda que houve recorde na safra, registrando um crescimento de 7,8% em relação à safra anterior, que já tinha também sido um recorde. Segundo ele, isso representa "um crescimento excepcional".

- O que nós podemos dizer. É bom para o produtor. O que nós estamos prevendo, de acordo com as informações, o quadro mundial nesse momento, isso pode ser alterado, é que o grande impacto que nós tínhamos que ter no aumento de preços já se deu este ano - concluiu. - Dificilmente nós teremos novos impactos este ano e talvez um pequeno impacto no próximo ano. Daqui a dois ou três anos, o impacto, efetivamente, até 2015, ainda pode estar por vir.

Segundo afirmou o presidente do Bird (Banco Mundial), Robert Zoellick, ontem, no México, a crise mundial dos alimentos permanecerá até 2015, com altas nos preços dos alimentos, em especial os grãos. FONTE: Jornal do Brasil - 09/05/2008



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico