Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TRABALHO INFANTIL
Brasil diminui em 156 mil o número de crianças e adolescentes em trabalho infantil
WhatsApp

04 de Outubro de 2013


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
trabalho infantil

O Brasil reduziu, entre 2011 e 2012, em 156 mil a quantidade de crianças e adolescentes com idades entre cinco e 17 anos considerados em situação de trabalho infantil. O dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira (27), pelo IBGE, reflete os resultados das políticas de Governo voltadas para erradicar o trabalho infantil até 2016. A realização da III Conferência vem em momento oportuno para discutir como avançar e acelerar as ações rumo à meta de erradicação do trabalho infantil, com a eliminação de suas piores formas até 2016. Durante três dias em Brasília, representantes de países de todo o mundo trocarão experiências e práticas que têm dado resultados efetivos.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e presidenta da III Conferência, Tereza Campello, comentou a Pnad, durante coletiva realizada em Brasília. “O Brasil está muito melhor. Reduzimos em 4,2% a exploração do trabalho infantil no último ano. Estes são indicadores estratégicos, importantes para avaliarmos os resultados de nossas políticas de superação da pobreza e da miséria”, disse.

De acordo com a Pnad, em 2011, havia 704 mil crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos no mercado de trabalho. O número caiu para 554 mil no ano seguinte – uma diferença de 21%. As estatísticas brasileiras seguem a tendência mundial. Relatório divulgado esta semana pela OIT apontou que o número de crianças que trabalham em todo mundo caiu um terço desde 2000, de 246 milhões para 168 milhões.

O Governo brasileiro adotou várias ações para amparar os 3 milhões de crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho infantil. Além do conjunto de programas e ações governamentais, como as estratégias implementadas pelo Brasil sem Miséria, o país conta ainda com uma legislação avançada e com o compromisso de entidades representativas de empregadores, trabalhadores, da sociedade civil organizada e de organismos internacionais. Além disso, conta com o engajamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Outros fatores que apontam para a melhoria dos indicadores divulgados nesta sexta-feira são os programas de erradicação do trabalho infantil, de reforço de vínculos familiares, de transferência de renda, de educação em período integral, de formalização dos empreendimentos informais, de acesso a crédito e de rigorosa fiscalização trabalhista.

O evento mundial no Brasil

Outros encontros internacionais foram realizados em Amsterdã, em 1997, e em Haia, em 2010, que contou com a participação de 80 países. A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil tem o apoio da OIT e reúne em seu comitê executivo os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e das Relações Exteriores (MRE). As delegações dos 193 países convidados deverão ser formadas por representantes dos governos, organizações de trabalhadores e empregadores e sociedade civil.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) participará da Conferência com 8 representantes: a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, a assessoria de Proteção Infanto-Juvenil, 4 adolescentes rurais e 2 representantes de STTRs. FONTE: Assessoria de Comunicação da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil - Camila Santana



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico