A Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e diversas lideranças morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, o mártir da Independência.
Embora esse fato tenha sido de grande valor, a Independência do Brasil, em 1822, não provocou rupturas sociais no país. O povo mais pobre e vulnerável sequer acompanhou ou entendeu o significado dessa independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
Mesmo depois de quase dois séculos do “Grito do Ipiranga”, os brasileiros e brasileiras ainda lutam para alcançar a verdadeira liberdade e a garantia de direitos que um país livre deve ter.
Portanto, nesta Semana da Pátria, a CONTAG felicita os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pelo importante papel que desempenhamos no desenvolvimento econômico e social do nosso país.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, reitera a importância das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros nas ações do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que ocorre durante esta semana em todo o Brasil. “A sociedade brasileira tem contribuído ativamente para a reforma do nosso sistema político, e a sua participação nas ações do plebiscito demonstram que há interesse da sociedade por um sistema mais justo e inclusivo no qual o povo brasileiro se veja representado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nesse sentido, Willian acredita que o ato popular pela reforma política terá um impacto positivo nas Eleições 2014 e que o povo brasileiro expressará sua vontade política no dia 5 de outubro. “Nós, trabalhadoras e trabalhadores rurais brasileiros, avançamos muito na última década e conquistamos uma série de políticas públicas e sociais nos campos econômico, produtivo e social. Mas, é preciso continuar lutando para enfrentarmos os diversos problemas que temos com o objetivo maior de incidir positivamente na melhoria dos nossos sistemas político, educativo, de saúde, entre outros. Acredito que o povo brasileiro é a favor dessas reformas pelas quais lutamos, para melhorar a qualidade de vida, ampliar a participação na política, a inclusão social, e outras, além de consolidar a democracia participativa no nosso país”.
Com base em tudo isso, precisamos seguir olhando para frente, pautando o desenvolvimento do Brasil a partir da implementação do nosso projeto político, o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), seguir na luta por uma ampla e massiva reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar, avançar em novas conquistas na educação, saúde, entre outras políticas.
É com esse sentimento que a CONTAG, nesses 50 anos de história, segue na construção de um Brasil e um mundo mais justo, igualitário e de oportunidades por mais futuro e mais mudanças.
Boa luta!
Ainda dá tempo de votar. Clique AQUI e ajude a mudar o sistema político brasileiro. FONTE: Imprensa CONTAG e Vice-Presidência da CONTAG