Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA JÁ!
Basta de Violência e Impunidade no Campo
WhatsApp

04 de Novembro de 2021


Foto: ilustrativa
TEMAS RELACIONADOS:
reforma agrária já!

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) tem acompanhado com preocupação o aumento do número de casos de violência no campo em todo o País. De acordo com o caderno de Conflitos no Campo Brasil - CPT, só em 2020 foram registradas 2.054 ocorrências na área rural, envolvendo quase 1 (um) milhão de pessoas.

O sentimento de impunidade tem incentivado o ataque de grupos criminosos contra famílias trabalhadoras rurais que lutam pelo direito de ter acesso à terra. São vários casos de ameaças, de atentados e de assassinatos no campo nos últimos meses no Brasil. Isso precisa parar!

Segundo a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado do Maranhão (Fetaema), só em 2021, cinco trabalhadores(as) foram assassinados(as), além de outra tentativa de homicídio.

No último dia 31 de outubro, um grupo com cerca de 20 homens armados e encapuzados atiraram em direção aos trabalhadores(as) que estavam reunidos(as) em assembleia no assentamento Fábio Henrique, no município do Prado (BA).

Ontem, no dia 03 de novembro, homens armados invadiram o Acampamento São Vinícius, localizado no município de Nova Ipixuna no sudeste do Pará, atirando contra as moradias, ateando fogo em casas, veículos, roças dos agricultores(as), atingindo crianças, idosos(as) e pessoas que se encontravam enfermas no local. Muitas pessoas foram espancadas e feridas. (Veja nota da Fetagri-PA)

Os casos mencionados são apenas para ilustrar a gravidade do problema da violência no campo brasileiro, mas o problema é muito maior. De acordo com a Secretaria de Política Agrária da CONTAG, todos os dias são recebidas notícias e denúncias de pessoas e comunidades inteiras que são ameaçadas e assassinadas. A situação é grave! A falta de investigação e de punição desses crimes tem incentivado e encorajado esse tipo de prática.

Além da impunidade, a estrutura fundiária do país, que concentra muita terra nas mãos de poucos, somada à paralisação de ações para obtenção de novas áreas para a reforma agrária, contribui para o aumento da violência. Segundo dados do último Censo Agropecuário - IBGE, as áreas com menos de 10 hectares, que são mais da metade do total de estabelecimentos do país, ocupam apenas 2,29% das áreas rurais, enquanto isso aquelas acima de 1000 hectares representam 1% do total de estabelecimentos, mas ocupam 47% desse total.

Para a CONTAG, a saída para acabar com a violência no campo é efetivar a reforma agrária, pois o agronegócio produz monoculturas para exportação e precisa de grandes extensões de terras, além de utilizar muito agrotóxico, sementes transgênicas, insumos e maquinários pesados que degradam o meio ambiente. Há uma pressão desse setor sobre as áreas dos(as) agricultores(as) familiares, assentados(as) da reforma agrária, posseiros(as), povos indígenas, quilombolas, extrativistas e outras comunidades tradicionais, expulsando-os(as) de seus territórios e aumentando os conflitos agrários. Isso tem aumentado a pobreza e a insegurança alimentar.

Portanto, promover a reforma agrária significa reduzir os conflitos e contribuir no combate à fome e à miséria que voltaram a ser realidade em nosso país.

A Diretoria da CONTAG manifesta veementemente seu repúdio e cobra das autoridades competentes as providências no combate a todos os atos de violência que vêm ocorrendo no campo brasileiro, e que seja retomada a aquisição de áreas para criação de novos Projetos de Assentamento.

Basta de Violência e Impunidade no Campo! Reforma Agrária Já!

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico