Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Avaliação positiva do 1º Mutirão Sindical no Maranhão
WhatsApp

07 de Maio de 2013


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

A diretoria da Fetaema avaliou positivamente o 1º Mutirão Sindical que aconteceu de 2 a 5 de maio em Viana – MA. Uma importante ação estratégica do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, na busca do fortalecimento da ação sindical através do recadastramento dos (as) sócios (as) de todo o Maranhão.

Mais de 80 destas pessoas presentes eram educadores (as) populares da Rede Estadual das nove Regionais Sindicais da Fetaema, que se dedicaram juntamente com dirigentes sindicais de Viana a adquirir conhecimentos quanto: aos Benefícios Previdenciários; Importância do CNIS e Prática do Recadastramento Sindical. “A Formação proposta pelo MSTTR não pode parar. Daí a presença dos (as) educadores (as) em outra Regional Sindical. Este foi um momento de troca e ajuda mútua. Se por um lado os (as) educadores (as) obtiveram prática e conhecimentos, ao mesmo tempo eles (as), incentivaram os (as) dirigentes e sócios(as) do STTR de Viana a entenderem que através do Recadastramento Sindical será possível potencializar a participação de cada um (a) nas políticas defendidas pelo MSTTR”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Santos.

Durante o 1º Mutirão Sindical, educadores (as) populares e dirigentes de Viana, visitaram mais de 40 comunidades do município, onde tiveram a oportunidade de iniciar o recadastramento sindical e também de ouvir atentamente os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Os trabalhadores (as) rurais nos receberam com muita alegria na base. Em todas as comunidades houve confraternização e atividades culturais. Uma demonstração clara, que o homem e mulher do campo entende o papel de representação do MSTTR na busca por melhorias para o meio rural”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Santos.

A expectativa da diretoria da Fetaema, é levar o Mutirão Sindical para todas as Regionais do MSTTR no Maranhão, sempre com a preocupação de além de colocar em prática o Recadastramento, também aproveitar estes espaços para implementar todas as Políticas defendidas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS. “Fica o desafio para que cada educador (a) coloque em prática o que aprendeu aqui e que assim como fortificaram politicamente o STTR de Viana, possam fazer melhor ainda nos seus STTR´s. Este é um importante momento, onde buscamos saber quem somos e para onde vamos, para desta forma seguirmos na luta pelo fortalecimento da nossa categoria.”, advertiu o secretário de Formação e Organização Sindical, Ivaí Santos.

Recadastramento Sindical

Vale lembrar que o Mutirão Sindical de Viana foi mais uma ação que integra a Mobilização Estadual de Recadastramento Sindical, que tem como objetivo principal aproximar o MSTTR do conjunto dos trabalhadores (as) rurais, através da identificação, organização e incentivo a participação política do STTR. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico