A diretoria da Fetaema avaliou positivamente o 1º Mutirão Sindical que aconteceu de 2 a 5 de maio em Viana – MA. Uma importante ação estratégica do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, na busca do fortalecimento da ação sindical através do recadastramento dos (as) sócios (as) de todo o Maranhão.
Mais de 80 destas pessoas presentes eram educadores (as) populares da Rede Estadual das nove Regionais Sindicais da Fetaema, que se dedicaram juntamente com dirigentes sindicais de Viana a adquirir conhecimentos quanto: aos Benefícios Previdenciários; Importância do CNIS e Prática do Recadastramento Sindical. “A Formação proposta pelo MSTTR não pode parar. Daí a presença dos (as) educadores (as) em outra Regional Sindical. Este foi um momento de troca e ajuda mútua. Se por um lado os (as) educadores (as) obtiveram prática e conhecimentos, ao mesmo tempo eles (as), incentivaram os (as) dirigentes e sócios(as) do STTR de Viana a entenderem que através do Recadastramento Sindical será possível potencializar a participação de cada um (a) nas políticas defendidas pelo MSTTR”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Santos.
Durante o 1º Mutirão Sindical, educadores (as) populares e dirigentes de Viana, visitaram mais de 40 comunidades do município, onde tiveram a oportunidade de iniciar o recadastramento sindical e também de ouvir atentamente os anseios dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Os trabalhadores (as) rurais nos receberam com muita alegria na base. Em todas as comunidades houve confraternização e atividades culturais. Uma demonstração clara, que o homem e mulher do campo entende o papel de representação do MSTTR na busca por melhorias para o meio rural”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Santos.
A expectativa da diretoria da Fetaema, é levar o Mutirão Sindical para todas as Regionais do MSTTR no Maranhão, sempre com a preocupação de além de colocar em prática o Recadastramento, também aproveitar estes espaços para implementar todas as Políticas defendidas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS. “Fica o desafio para que cada educador (a) coloque em prática o que aprendeu aqui e que assim como fortificaram politicamente o STTR de Viana, possam fazer melhor ainda nos seus STTR´s. Este é um importante momento, onde buscamos saber quem somos e para onde vamos, para desta forma seguirmos na luta pelo fortalecimento da nossa categoria.”, advertiu o secretário de Formação e Organização Sindical, Ivaí Santos.
Recadastramento Sindical
Vale lembrar que o Mutirão Sindical de Viana foi mais uma ação que integra a Mobilização Estadual de Recadastramento Sindical, que tem como objetivo principal aproximar o MSTTR do conjunto dos trabalhadores (as) rurais, através da identificação, organização e incentivo a participação política do STTR. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes